Mercado Imobiliário

Apartamento com varanda pode ser fator decisivo na compra?

Cada região do país tem suas necessidades especiais no que diz respeito à configuração dos imóveis. No Rio de Janeiro, por exemplo, ar-condicionado ou ventilador é quase indispensável, principalmente nas épocas mais quentes; em Porto Alegre, a área de churrasco é essencial e, em São Paulo, são as vagas de garagem. Esses quesitos são levados em consideração na hora da escolha do imóvel porque são fatores de motivação do cliente.

Varanda do 360º On The Park, na Barra da Tijuca, onde o espaço se tornou uma grande marca devido ao urbanismo mais moderno da região.
Varanda do 360º On The Park, na Barra da Tijuca, espaço se tornou uma grande marca devido ao urbanismo mais moderno da região

Entretanto, com as novas edificações e projetos, as varandas gourmets passaram a ganhar destaque e hoje são as “queridinhas”, sobretudo dos cariocas. O espaço se incorpou nas moradias brasileiras, seja casa ou apartamento, e tem uma finalidade específica em cada lugar. No próprio Rio e em Vitória, por exemplo, elas são mais arejadas e espaçosas; já na capital gaúcha, a churrasqueira está sempre instalada dentro da varanda; e, em São Paulo e Curitiba, os espaços são usados como solários no inverno.

As varandas ganharam novas funções como ambiente dentro de casa. Servem de espaço para eventos familiares e encontros com amigos, onde se pode servir uma bela refeição e observar a vista, sem se preocupar com questões como a lei seca, violência e segurança. Também é utilizada como espaço dentro de casa que proporciona contato com o ar livre. Entre as inúmeras opções de uso, o que se pode afirmar é que a área se tornou um aditivo de valor aos lares e um espaço aconchegante para a família.

Para o comprador carioca, este ambiente é tão essencial quanto às vagas de garagem e a suíte. Mas as áreas comuns também não ficam de fora: o lazer, a piscina e a estrutura de segurança ainda são itens indispensáveis para o cliente. Com essa perspectiva em mente, as incorporadoras procuram lançar empreendimentos que contenham esses quesitos.

Mas não para por aí: os novos projetos já vem com instalações para bancadas de granito, cuba de inox, frigobar, adega, ponto de TV, sonorização ambiente, tomada USB, grill, cooktop com duas bocas, entre outras inovações.

Escreva um comentário