Mercado Imobiliário

Vale a pena investir em apartamentos de luxo?

Os imóveis de luxo podem ser perfeitos para o bem-estar, mas em relação aos lucros com um investimento a história pode não ser assim tão próspera. Se você tem um bom valor para investir em imóveis e está em dúvida sobre que tipo comprar, entenda que cada caso é um caso, mas, geralmente, quanto menor o imóvel maior o retorno.

Apartamento luxuoso pode ter um menor retorno financeiro do que apartamentos menores (Foto: Shutterstock)
Apartamento luxuoso pode ter um menor retorno financeiro do que apartamentos menores (Foto: Shutterstock)

Segundo o economista Samy Dana, é mais fácil ter um bom retorno financeiro com um apartamento com 70 metros quadrados, por exemplo, do que com um de 500 m².

“Para fazer essa conta é preciso comparar o valor do imóvel com o retorno do aluguel. Todos esses cálculos devem levar em conta os valores líquidos, considerando taxas e reformas no valor de compra, imposto de renda e corretagem para o aluguel”, explica.

O economista prossegue dizendo que, feito isso, deve-se dividir o valor do aluguel pelo preço do imóvel.

“Por exemplo, se você investiu R$ 600 mil e o retorno líquido com aluguel é de R$ 3.000 por mês, significa que, neste caso, não vale a pena o aluguel. O dinheiro aplicado em um banco teria um retorno melhor, pois o aluguel está dando rendimento mensal de 0,5% e é possível conseguir 0,8% em uma aplicação”, orienta Dana.

Dana só aconselha o investimento em imóvel em caso de diversificação. “Como em qualquer investimento, tende a ganhar dinheiro quem é especializado no assunto. E isso não vale só para o mercado imobiliário, vale para qualquer área”, alerta.

O especialista reforça que é importante conhecer o mercado para minimizar riscos. “Geralmente, ganha mais dinheiro quem vai atrás do que faz melhor na sua vida.”

O arquiteto Júlio Beraldo também acredita que, como investimento, é melhor optar por vários (dois ou três) imóveis pequenos, principalmente voltados para jovens casais e pessoas que moram sozinhas, preferencialmente localizados perto de infraestrutura de transporte público, como o metrô, já que existe uma demanda crescente por esse tipo de imóvel por clientes com esse perfil.

Fonte: Revista do ZAP

Escreva um comentário