Novidades de Produto

Bairro Comercial: saiba como funciona nos anúncios

Assim como fotos de qualidade, descrição e características dos imóveis, uma das informações mais importantes para pessoas que usam dos nossos portais, é a localização do imóvel.

Em pesquisa realizada pelo Grupo ZAP, sobre o perfil das pessoas que buscam imóveis no Brasil, identificamos que a localização é uma das principais informações consideradas durante a busca por um novo lar:

  • 42% dizem que a nova moradia provavelmente se localizará em um bairro diferente, mas na mesma cidade em que residem atualmente; 
  • 22% delas afirmam que a residência será em outra cidade;
  • 20% dizem que ficarão no mesmo bairro que residem atualmente;
  • 8% afirmam que irão para outro estado;
  • 8% não sabem ao certo para qual local irão.

Sobre as principais motivações para iniciar uma nova busca*:

  • 18% informam que ficar mais próximo do trabalho é a principal razão;
  • 15% dizem que é se casar e morar em um bairro mais seguro;
  • 13% busca por um imóvel maior.

*Os entrevistados podiam escolher mais de uma resposta

É muito provável que já tenha acontecido com você ou algum conhecido: receber correspondências no mesmo endereço, porém com nomes de bairros diferentes. E você sabe o motivo disso acontecer?

Usando um exemplo prático: buscando o CEP 04514-101 nos Correios, encontramos sendo no bairro Vila Uberabinha, que é um bairro localizado na região popularmente conhecida como Moema (isso mesmo, Moema não é um bairro oficial). 

Certo, agora que já sabemos disso, começamos a entrar mais nos detalhes do nosso contexto: durante a criação dos anúncios para nossos portais, ao inserir o CEP do imóvel, preenchemos automaticamente o bairro. Em alguns casos, o nome do bairro preenchido não é exatamente o bairro que gostaríamos que o imóvel fosse encontrado. Pegando o exemplo de Moema, seria muito mais fácil ser encontrado sendo buscável por Moema do que por Vila Uberabinha, não é mesmo?

Como não existe um padrão de mercado ou uma fonte única da verdade, quando o ZAP Imóveis e o Viva Real se uniram, um dos nossos objetivos, era o de facilitar o entendimento e a aplicação dessa abordagem. Com isso, desenvolvemos um processo de “normalização de endereço”, que consiste em realizar checagens em diferentes fontes disponíveis e validar, através de suas coordenadas (latitude e longitude), o bairro do imóvel.

Com esse processo de normalização, surgiram dúvidas relacionadas a localização e posicionamento dos anúncios nos portais, além de insatisfações com os bairros que foram atribuídos automaticamente na exibição dos anúncios. A partir disso, realizamos algumas ações para melhorar a experiência, tanto de anunciantes, quanto de pessoas consumidoras:

Inclusão do campo Bairro Comercial

  1. Durante a criação do anúncio pelo Canal Pro, após inserir o CEP e o campo bairro ser preenchido automaticamente, é exibido o campo Bairro Comercial, onde o anunciante pode procurar e selecionar o bairro que faz mais sentido para aquele imóvel.
  2. Para anunciantes integrados via software, o bairro que é enviado na Tag Bairro é mantido como sendo o Bairro Comercial, e a tag Bairro é sobrescrita com o bairro identificado após o processo de normalização de endereço.

Padronização nos portais

  1. O principal motivo para dúvidas e insatisfações com o processo de normalização de endereço se dava nos portais ZAP Imóveis e Viva Real, pois exibíamos a página do anúncio com o nome do bairro normalizado (por ex, Vila Uberabinha), mesmo este anúncio sendo encontrado nas buscas feitas por Moema.
  2. Hoje, geramos tanto a página do anúncio quanto o link, com o nome do bairro informado pelo anunciante (bairro comercial), porém temos salvo internamente, todo o histórico daquele endereço.

Estamos sempre em busca de evoluções dos nossos sistemas, com o objetivo de simplificar o caminho do sonho a casa nova, para isso, agimos com #CabeçadeDono, #SomosÁgeis e #EntregamosResultados. Tudo isso, trabalhando de forma certa e transparente, afinal, esses são nossos valores. #EstamosJuntos

Escreva um comentário