Mercado Imobiliário

Baixada Santista teve em três anos mais de 18 mil lançamento de imóveis

Estudo de mercado imobiliário da Baixada Santista descreve desempenho de imóveis das cidades de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente e mostra que, nos últimos três anos, foram lançados 18.610 unidades na Baixada Santista. Empreendimentos verticais respondem por 99,5% do total lançado – o equivalente a 18.524 unidades -, e os condomínios horizontais por 86 casas.

Apartamentos  de três  dormitórios representaram 27% (Fotos: Shutterstock)
Apartamentos de três dormitórios representaram 23% (Fotos: Shutterstock)

Os dados são resultados de um levantamento que descreve o desempenho dos lançamentos e das vendas de imóveis novos residenciais das cidades de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente – desenvolvido por Robert Michel Zarif, em parceria com o Departamento de Economia e Estatística do Secovi- SP (Sindicato da Habitação).

De acordo com a pesquisa, do total lançado no período de 2011 a junho de 2014, metade (50,1%) das unidades residenciais verticais foi de dois dormitórios, com 9.285 imóveis. Os apartamentos com três dormitórios representam 4.263 unidades e participação de 23%; e os de um dormitório, com 4.129 unidades (22,3%).

Em Santos e região, a expectativa de novos investimentos chega com foco nas obras de expansão do maior Porto da América Latina e deve triplicar sua capacidade até 2024. Os campos de exploração da camada pré-sal demandarão investimentos da ordem de R$ 5 bilhões. Essa movimentação já acelerou o mercado imobiliário, que apresentou acentuado volume de lançamentos, atendeu a demanda e começa a se equilibrar.

Nos últimos três anos, a cidade de Santos assumiu a liderança nos lançamentos residenciais, com 9.108 unidades e 49,2% de participação do total lançado na região. O segmento de dois dormitórios respondeu por 3.844 unidades lançadas (42,2% da fatia de lançamentos) e o de 1 dormitório por 3.228 unidades (35,4% da fatia de lançamentos). Já no Guarujá, foram lançados, principalmente, apartamentos de dois e três dormitórios com 931 e 568 unidades, respectivamente. A produção total da cidade nos últimos três anos foi de 1.515 unidades.

Escreva um comentário