Mercado Imobiliário

Benchmarking: é útil para o corretor de imóveis?

Utilizado em qualquer segmento, o benchmarking é uma estratégia que já foi aderida por algumas organizações no mercado.

negócios corretores
O corretor precisa coletar estratégias dentro de outras imobiliárias (Foto: shutterstock)

O instrumento tem o objetivo de obter e gerar melhorias organizacionais e nos negócios através da busca de práticas em empresas do mesmo ramo ou não, que são consideradas de alguma forma referência em desempenho. Este conceito não é copiar as práticas coorporativas e sim, estudar as estratégias dessas empresas, e adaptá-la a sua realidade, explica o diretor da K&G Sistemas Enio Klein.

Ao contrário do que muitos empresários acreditam, não é uma ferramenta de empresas grandes. Pode e deve ser aplicado em qualquer tamanho de empresa sempre que houver necessidade de melhoria em processos, comenta.

Esta estratégia pode ser vista como um meio de avaliação da concorrência.
Para o especialista Renato Lopes, benchmarking para o corretor de imóveis, consiste em coletar informações estratégicas dentro da imobiliária. Verificando como os outros corretores estão trabalhando para, posteriormente, adequar ideias ao próprio método de trabalho. Fora da imobiliária, o corretor pode averiguar como os corretores de outras imobiliárias estão trabalhando.

Para ter sucesso com esta nova ferramenta, o corretor precisa estar focado nas melhores práticas e entender que a concorrência é sua maior aliada e que para essa estratégia dar certo não é recomendado que os processos sejam implantados de uma vez só, complementa o especialista.

Escreva um comentário