Novidades de Produto

Botão de Contato por WhatsApp no Viva Real

Recentemente, o site do Viva Real lançou uma nova funcionalidade para auxiliar o contato entre   consumidores e anunciantes. 

Qual evidência tínhamos para formular a hipótese da necessidade do botão de WhatsApp?

De acordo com as mensagens trocadas por e-mail entre  consumidores e anunciantes, sabemos que 80% das conversas respondidas continuam pelo WhatsApp.

Qual foi a hipótese formulada?

Oferecer um formato de contato assíncrono entre consumidores e anunciantes pode aumentar a taxa de conversão do produto.

Quais variações foram testadas?

Qual o resultado do experimento?

Tivemos um aumento de 18,6% na taxa de conversão do desktop e um aumento de 1,6%, no mobile! E o que isso significa? Aumentar a taxa de conversão do site significa um maior volume de contatos gerados entre consumidores e anunciantes!

As variações vencedoras já estão em produção para todo o tráfego do site. E você pode vê-las no site do Viva Real.

Algumas considerações sobre o experimento

  • Aplicativos de mensagens assíncronas, como o WhatsApp, facilitam a comunicação das pessoas com qualquer tipo de produto ou serviço, pois é muito menos intimidador mandar uma mensagem do que ligar para alguém desconhecido;
  • De acordo com um estudo publicado pelo Psychology Today, 33% dos adultos preferem se comunicar assincronamente a usar qualquer outro meio de comunicação – para a faixa etária de adultos entre 18 e 22 anos, a taxa de preferência por comunicação assíncrona cresce para 77%;
  • A partir de pesquisas que fizemos com pessoas que usam produtos do Grupo ZAP, para buscar por um novo imóvel, sabemos que elas não querem misturar seus contatos pessoais com contatos de produtos e serviços, num só lugar, portanto, formularemos novas hipóteses de solução de contato assíncrono, para que as pessoas consigam se comunicar por um meio que atenda suas necessidades, incluindo a necessidade de separação entre conversas pessoais e conversas com anunciantes do Grupo ZAP;
  • Houve uma clara diferença no comportamento de uso no mobile e desktop, o que reforça a necessidade de analisarmos os dados isoladamente por dispositivo em qualquer novo experimento de comunicação assíncrona.

Nossas experiências com nossos produtos são contínuas e visam sempre atender às necessidades dos consumidores e anunciantes. Continue acompanhando aqui no blog todas as nossas novidades!

Escreva um comentário