Pela primeira vez em 15 anos, o interesse por aluguel é maior do que o de compra, segundo levantamento feito com base nas buscas do portal ZAP e divulgada nesta semana na Folha de São Paulo. Estima-se que a baixa confiança do consumidor e a escassez de crédito tenham provocado esse aumento na busca por aluguel nos últimos 12 meses.

+ SAIBA MAIS
Saiba ORIENTAR o seu cliente no momento de utilizar o consórcio imobiliário
Entenda como transformar seus LEADS em novos clientes
Conheça a ferramenta que mostra se vale apena comprar ou ALUGAR um imóvel
Segundo Eduardo Schaeffer, presidente do ZAP, cerca de 13 milhões de pessoas fazem 70 milhões de buscas no site por mês. Até dezembro de 2014, 60% das buscas eram destinadas à compra e 40% a aluguel. Um ano depois, o quadro se inverteu: 62% procuram imóveis para alugar e 38% para comprar.
Essa mudança da preferência do consumidor ainda não impactou nos preços. De acordo com o Índice FipeZAP de locação, nove municípios brasileiros apresentaram queda nominal de 3,2% nos últimos 12 meses encerrados em novembro de 2015.
“O novo cenário pode animar o mercado imobiliário nos próximos semestres. O aumento da procura deve elevar o valor dos aluguéis na segunda metade de 2016, o que pode atrair investidores conservadores interessados em imóveis para alugar”, disse Schaeffer em entrevista à Folha de São Paulo.