Mercado Imobiliário

Busca por aluguel é maior que a de compra, aponta pesquisa do ZAP

Pela primeira vez em 15 anos, o interesse por aluguel é maior do que o de compra, segundo levantamento feito com base nas buscas do portal ZAP e divulgada nesta semana na Folha de São Paulo. Estima-se que a baixa confiança do consumidor e a escassez de crédito tenham provocado esse aumento na busca por aluguel nos últimos 12 meses.

(Foto: Shutterstock)
Cerca de 13 milhões de pessoas fazem 70 milhões de buscas no site por mês (Foto: Shutterstock)

Segundo Eduardo Schaeffer, presidente do ZAP, cerca de 13 milhões de pessoas fazem 70 milhões de buscas no site por mês. Até dezembro de 2014, 60% das buscas eram destinadas à compra e 40% a aluguel. Um ano depois, o quadro se inverteu: 62% procuram imóveis para alugar e 38% para comprar.

Essa mudança da preferência do consumidor ainda não impactou nos preços. De acordo com o Índice FipeZAP de locação, nove municípios brasileiros apresentaram queda nominal de 3,2% nos últimos 12 meses encerrados em novembro de 2015.

“O novo cenário pode animar o mercado imobiliário nos próximos semestres. O aumento da procura deve elevar o valor dos aluguéis na segunda metade de 2016, o que pode atrair investidores conservadores interessados em imóveis para alugar”, disse Schaeffer em entrevista à Folha de São Paulo.

Escreva um comentário