Mercado Imobiliário

Cai fatia de brasileiros com a intenção de comprar imóvel nos próximos meses, diz Raio-X FipeZap

Segundo levantamento do FipeZap, a proporção de pessoas que pretende adquirir o bem nos próximos três meses caiu de 56% para 48% no último trimestre de 2014. Ao mesmo tempo, aumentou a porcentagem de potenciais compradores que acreditam que a tendência dos preços de casas e apartamentos em 2015 é diminuir (44%), enquanto 30% acham que vão permanecer e igual e 26%, aumentar. No trimestre anterior, as taxas eram de 40%, 32% e 28%, respectivamente.

88% dos interessados em compra acham os valores altos ou muito altos (Foto: Shutterstock)
88% dos interessados em compra acham os valores altos ou muito altos (Foto: Shutterstock)

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) e fazem parte da pesquisa FipeZap sobre a demanda de imóveis realizada pelo ZAP e pela Fipe. Em razão dos resultados obtidos, a Fipe considera que a pesquisa mostra “um quadro desafiador para o mercado imobiliário”, apontando a expectativa de baixa nos preços como a razão para a diminuição da intenção de compra.

O levantamento apontou ainda que mais da metade das pessoas que pretendem comprar imóveis (88%) acredita que os preços estão altos ou muito altos. Apenas 8% consideram os valores razoáveis, enquanto 2% acham que estão baixos ou muito baixos. 1% nao soube opinar.

Além disso, a minoria (13%) dos entrevistados que querem comprar imóveis nos próximos meses disse que faz questão de casas ou apartamentos novos, enquanto 38% apontam que preferem os usados. Para 50% dos compradores, essa questão não tem importância. Dos imóveis comprados nos últimos 12 meses, 61% eram usados e 39%, novos.
img1
img2
img3

Escreva um comentário