Novidades de Produto

Como e por que fazemos o que fazemos?

Quando pensamos em construir coisas um dos pontos mais importantes que olhamos é para quem estamos construindo, não é mesmo? É, e não é. É claro que é fundamental conhecer bem para quem você está desenvolvendo o seu produto ou uma funcionalidade, mas tão ou mais importante do que isso é saber de forma clara se aquilo que você está fazendo resolve um problema real, de pessoas reais. E é um pouco disso que vou falar sobre.

Quando pensamos nos maiores portais imobiliários do país, é muito comum recebermos feedbacks e dicas do que podemos fazer para melhorar a experiência das pessoas no processo de busca de imóveis, que é uma etapa muito importante na vida de quem tem esse desejo. E é aí que entra uma das coisas que consideramos muito importantes por aqui, antes de sair construindo coisas, só por construir. 

Escutar as pessoas que usam o seu produto. Esse sempre nos pareceu um bom começo e vou dar aqui um exemplo de como fizemos isso na prática, no ZAP Imóveis.

Essa etapa de pesquisa descoberta é muito importante. Assim, você reduz o risco de construir algo que não resolve um problema real das pessoas e de quebra ajuda a empresa a economizar para não investir em algo que ninguém vai usar e que as pessoas não vão gostar. Com base em pesquisas qualitativas e quantitativas, realizadas com as pessoas que navegam em nossos portais mapeamos e identificamos algumas dores nesse processo. Eram tantas, mas tantas. Mas aqui vou focar em uma só.  Percebemos que quando as pessoas buscam imóveis elas querem saber mais sobre os preços do imóvel e da região para saber se estão fazendo, de fato, um bom negócio. Pode parecer algo simples, mas se olharmos por outra ótica conseguimos ver que é um ponto que gera uma sensação de insegurança nas pessoas, e não queremos isso para nossos consumidores.

Com base nisso, criamos uma hipótese que precisava ser validada através de experimentos, de testes. Nossa hipótese era que apresentando mais informações relacionadas aos preços dos imóveis nos anúncios, acreditamos que as pessoas se sentiriam mais seguras e poderiam tomar melhores decisões.

Aí chegou a hora de trabalharmos juntos em um processo de ideação, que é onde pensamos em várias ideias e maneiras de resolver esse problema. Uma dessas ideias que surgiu foi o que chamamos de Variação de Preços, que mostra o quanto aquele determinado imóvel reduziu de valor em relação à um determinado período. O processo de ideação nos trouxe uma série de soluções e escolhemos essa para testar.

Quando falamos de testar algo em um dos maiores portais imobiliários do Brasil temos que acompanhar uma série de dados, já que pequenas alterações podem impactar diretamente a experiência e também nossas métricas de negócios. Para esse teste, criamos uma série de abordagens visuais diferentes, para aprendermos com elas e entendermos o que faria mais sentido e geraria valor para as pessoas.

Quais foram os primeiros resultados?

Em nosso primeiro teste trabalhamos com duas novas variações. E foi um experimento de sucesso! Com uma das novas variações aumentamos a taxa de conversão geral do Zap Imóveis, um dos maiores portais imobiliários do país, validando a hipótese que estávamos trabalhando, resolvendo uma dor real das pessoas que navegam em nossos portais e gerando impacto positivo em uma das nossas principais métricas de negócio. Mas não paramos por aí!

Com base no feedback das pessoas, pudemos encontrar oportunidade de fazer pequenas alterações nas versões e poderíamos gerar ainda mais valor. E o que fizemos? Um novo teste com mais variações! Aqui abaixo você pode ver as variações que testamos.

Variação B: Maior Preço+ Tooltip

Variação C: Redução de preço no formato percentual + Tooltip

Variação D: Maior valor + valor de economia + redução de preço no formato percentual

Variação E: Maior valor com o texto “De” no Desktop and “Valor Original” no Mobile

Variação F: Maior valor com o texto “Valor Original”

Variação G: Maior valor com o texto “Valor Original” + Tooltip

Vou contar um segredo. Uma dessas novas variações foi a nova vencedora. Está curioso pra saber qual foi? Então fica de olho no portal porque vamos lançar ela para toda a nossa audiência nos próximos dias.


Ah, lembrando que a concepção de todo esse processo foi realizada por um time de pessoas incríveis de várias áreas, entre elas, engenharia, design, dados e produto. Com um objetivo: fazer o melhor para as pessoas que navegam em nossos portais.

Obrigado por ter lido até aqui e se você tiver dúvidas sobre como aplicar isso em seu contexto, no seu dia a dia, sugestões ou críticas, será um prazer enorme escutar de você.

Escreva um comentário