Carreira e Cultura

Como é trabalhar no time de Data Analytics do Grupo ZAP?

Manuele Ferreira, nossa Data Analyst, conta como é a estrutura e o dia a dia de quem trabalha com dados nos times de Design Produto e Engenharia.

O chapter de Data Analytics trabalha com a missão de difundir a cultura Data Driven ━ que oferece autonomia e clareza das métricas do nosso negócio.

É a partir disso que os times de Design, Produto e Engenharia tomam decisões ainda mais inteligentes no desenvolvimento dos nossos produtos e ferramentas. 

A Manuele Ferreira faz parte do nosso time de Data Analytics e abaixo você vai descobrir um pouco de como é trabalhar com dados aqui no Grupo ZAP!

Manuele Ferreira, Baiana, Data Analyst

A Manuele nasceu em Salvador (BA), é formada em Ciência da Computação e tem mestrado com especialização em Engenharia de Software. Enquanto fazia o mestrado, a Manu apresentou até um artigo lá na Coreia do Sul!

E já que a Manu adora um desafio, ela entrou para somar em uma área que, na época, ainda nem existia por aqui: Data Analytics. “Entrei no Grupo ZAP com outros Data Analysts. Juntos, começamos o chapter do zero: construímos a visão, a ladder, descobrimos as ferramentas e mergulhamos na cultura da empresa.”

“Entrei no Grupo ZAP com outros Data Analysts. Juntos, começamos o chapter do zero. Construímos a visão, a ladder, descobrimos as ferramentas e mergulhamos na cultura da empresa.”

Manuele Ferreira
Chapter Data Analytics Grupo ZAP

O chapter (grupo de pessoas com a mesma área de competência) de Data Analytics começou com o grande desafio de contribuir com o nosso paradigma de dados descentralizados, facilitando o processo de consulta, geração de gráficos, criação de análises e tomadas de decisões ━ sempre baseadas em evidências.

Fazer cruzamentos e análises mais profundas para entender as necessidades de quem consome dados e propor soluções, faz parte dos grandes desafios desse chapter. Afinal, somos data-driven e trabalhamos com KPI´s.

“Tomamos decisões considerando a opinião das pessoas e cada evidência. Por isso, precisamos ter clareza com quais problemas queremos resolver e ter evidências para indicar qual caminho seguir. Trabalhamos com a democratização de dados.”

Manuele Ferreira

Outro ponto bem legal que a Manu comenta é a dinâmica de trabalho que o chapter de Data Analytics tem com o chapter de Data Science e, também, com os Product Managers, que é o trabalho em conjunto para o desenvolvimento de features baseadas em machine learning, além de outras melhorias em nossos produtos.

“Tenho liberdade de opinar, argumentar e atuar para que as coisas aconteçam da melhor forma. O Grupo ZAP é um lugar que sempre imaginei que existia, mas nunca tinha encontrado.”

Manuele Ferreira

Quer entender mais a fundo como tudo isso funciona? A Manuele escreveu um artigo para o nosso Medium, com vários exemplos de toda essa rotina, e você pode ler clicando aqui 😉

E aí? Ficou com vontade de trabalhar com a Manu? Fique sempre ligado em nossas vagas. Quem sabe um dia você dá match com a gente? <3

Escreva um comentário