Mercado Imobiliário

Como se tornar um corretor especializado

Especialista: Mercado Imobiliário

Nosso setor lembra muito um jogo de futebol. Assim como um zagueiro, lateral ou atacante, o corretor de imóveis também pode escolher a posição a ser jogada. É natural que haja uma autoidentificação com o setor mais lhe agradada, entretanto, em virtude da variedade de produtos disponíveis, algumas imobiliárias motivam a atuação do corretor em diversos departamentos. Sinceramente, não gosto muito dessa ideia.

shutterstock_231809995

Assim como qualquer ofício, o resultado do profissional tende a ser positivo quando existe a naturalidade e conhecimento de sua execução. Exemplificando, existe uma grande diferença entre médico ortopedista e dermatologista, ou engenheiro civil e mecânico. Cada um atua em um mercado específico através de conhecimentos exclusivos para aquela área.

Retornando ao setor imobiliário, acredito que a especialização traria resultados maiores aos corretores, inclusive às grandes imobiliárias. É difícil ouvir alguém dizer que é “especialista em compra e venda de comerciais” ou “especialista em locação de residencial unifamiliar”.

Atualmente encontramos os especialistas somente em pequenas imobiliárias, onde os focos são determinados pelo local de atuação, como por exemplo os imóveis de temporada em Campos dos Jordão/SP, ou quando o corretor que se autointitula especialista em consequência do sucesso obtido num setor específico.

Estranhamente não encontramos especialistas em imobiliárias grandes. Não existe um setor específico para comercial ou residencial. Todos atendem as ligações ou chamados da internet. Se cada imobiliária treinasse equipes específicas para atendimentos personalizados, é certo que os resultados apareceriam. O cliente que busca comercial é diferente do residencial. Assim como um jogador que atua na lateral direita, e outro na lateral esquerda num jogo de futebol. Apesar de jogar no mesmo gramado, com a mesma bola, e no mesmo time, existe uma diferença gigantesca entre ambos: normalmente o primeiro é destro e o outro é canhoto.

Toda quebra de paradigmas e conceitos de trabalho são dolorosas. Não quero reprimir sua atuação no setor imobiliário, apenas acredito que seria mais produtivo a arrumação das imobiliárias para um novo modelo de trabalho.

Lembre-se que a bola é o cliente. Se você não souber dominá-la ou não se especializar em sua posição de jogo, é bem provável que você a chute para a arquibancada ou faça um gol contra. Vá para o ataque com as informações em mãos, escolha suas preferências e especialize-se. Diga sem medo: “Sou corretor especialista em…”

Tenho que certeza que você fará um golaço!

Escreva um comentário