Mercado Imobiliário

Como ser um corretor de imóveis estagiário?

Segundo o Ibresp, escola de formação de corretores de imóveis, o corretor é o profissional habilitado com Creci definitivo para fazer a intermediação na compra, venda, locação e permuta de imóveis. Para isso, deve ter o seu registro junto ao Creci de seu Estado.

corretor estagiario
O estagiário precisa acompanhar um profissional devidamente habilitado como Creci (Foto: shutterstock)

A função do estagiário, por sua vez, é realizar seu estágio curricular, ou seja, acompanhar um profissional devidamente habilitado com o Creci. Para que isso seja possível, o Creci libera uma carteira de estágio com duração de seis meses. Durante esse período, o corretor com o qual o estagiário atua fica responsável sobre qualquer erro que o estagiário venha a cometer.

Na prática, o estagiário não pode atender clientes sozinho, pois sua função é apenas observar o atendimento do corretor. De acordo com a legislação, o estagiário deve somente acompanhar o corretor de imóveis, mas, na prática, eles costumam fazer atendimento ao público.

O Ibresp recomenda que os estagiários acompanhem bem de perto todas as transações ou atendimentos que puder para ganharem experiência em vendas de imóveis e conhecerem melhor o mercado imobiliário em geral.

O estagiário deve ter atenção redobrada em função da fiscalização que o Creci faz em plantões e nas imobiliárias com o intuito de coibir que o estagiário atue como corretor, já que ele não pode fazer atendimento sem a supervisão de um corretor credenciado. O Ibresp ressalta que a formação de um bom profissional vem da experiência que somente o tempo lhe traz.

Escreva um comentário