Mercado Imobiliário

Compradores de SP têm alto grau de escolaridade, são solteiros e têm filhos

Jovem de 33 anos, solteiro, com filhos e alto grau de escolaridade. Esse é o perfil médio do comprador de imóveis da Região Metropolitana de São Paulo segundo estudo realizado pela área de Inteligência de Mercado da Lopes.

(Foto: Shutterstock)
Demanda de imóveis para solteiros e compradores com filhos aumentou nos últimos anos (Foto: Shutterstock)

Na região, a maior parte dos compradores tem alto grau de escolaridade (76%), 56% são solteiros e 52% têm filhos. “Houve um expressivo aumento do público single nos últimos anos e esse comportamento ampliou a demanda de imóveis para solteiros e compradores com filhos, que hoje sobrepõe, inclusive, ao volume de compradores casados e sem filhos”, afirma Mirella Parpinelle, diretora de atendimento da Lopes.

Ainda segundo o levantamento, 60% dos compradores estão adquirindo seu primeiro imóvel e o tempo médio de busca pelo imóvel ideal é de quatro meses.

A motivação da compra também foi perguntada para os entrevistados, que puderam citar mais de um item. Os três mais citados foram: localização (43%), área de lazer (25%) e casamento (23%). “Cada vez mais o conforto é priorizado na hora da compra. O fácil acesso ao trabalho, proximidade a supermercado e escola dos filhos garantem essa comodidade, por isso a localização aparece em primeiro lugar”, comenta Mirella.

Moradia é a finalidade de 79% das compras e, destes compradores, 89% fazem financiamento, comprometendo 31% da renda. Entre os 21% que adquirem para investimento, 84% financiam o imóvel. Ainda em relação à renda, a média mensal na RMSP é R$ 8.390.

Na capital e na Grande São Paulo, a distância do imóvel onde o comprador reside para o novo imóvel não é longa, sendo em média de 4,4 km de um local a outro.

Escreva um comentário