Mercado Imobiliário

Hora de avaliar as dívidas do primeiro semestre

Especialista: Finanças

O primeiro semestre já se foi e chegou o momento do corretor de imóveis avaliar a situação financeira para os próximos meses. A inadimplência do consumidor que apresentou em maio o maior crescimento mensal do ano revela que nem tudo está fluindo no planejamento de algumas pessoas.

divida-primeiro-semestre

Agora é a hora de colocar as contas em dia para que os próximos meses sejam tranquilos e o próximo ano não comece com os mesmos problemas.

O balanço financeiro pode ser feito por meio de uma planilha que contenha os principais gastos obtidos desde o início do ano. Dessa forma, deve ser analisado quanto de bens supérfluos você adquiriu para não repetir a dose no segundo semestre. Outra dica é que, para as dívidas contraídas em longo prazo – especialmente em cheques, carnês e cartões de crédito -, recomenda-se a checagem do prazo de vencimento desses débitos, evitando ao máximo que fiquem contas para os últimos meses.

Entrar em situação de endividamento é algo que tira o sono de qualquer pessoa e não importa quem está no vermelho. Por isso, o mais indicado é que se tenha bom senso, sem se deixar levar por atos impensados.

Para evitar complicações financeiras, é fundamental que os consumidores menos prevenidos se programem, mantenham o foco em gastos realmente imprescindíveis e evitem, desse modo, o acúmulo de dívidas para o final de ano, época que sempre queremos um dinheiro extra para gastar. Afinal, manter as contas em dia e o nome limpo é um fator importantíssimo para a tranquilidade de qualquer um.

Escreva um comentário