Mercado Imobiliário

O que é preciso para ser um ótimo corretor de imóveis online?

Se você atua como corretor de imóveis e está entrando no mundo online saiba que, para ter sucesso, além de ser um corretor habilitado, é fundamental ter experiência e conhecer muito bem os empreendimentos e as regiões onde estão localizados.

O corretor de imóveis online deve estar atento a todas as novidades do meio digital (Foto: Shutterstock)
O corretor de imóveis online deve estar atento a todas as novidades do meio digital (Foto: Shutterstock)

Segundo Paulo Rufino Obama, diretor comercial da Lopes Imóveis, além do domínio dos recursos de informática, o profissional deve conhecer os empreendimentos concorrentes dos que está ofertando, pois o cliente online, quando está pesquisando um imóvel, encontra nos diversos sites ou portais imobiliários muitas informações e inclusive pode fazer uma visita virtual ao local do empreendimento utilizando ferramentas como o Street View do Google Maps. “O corretor online precisar ir além das informações que o cliente encontra na pesquisa que realiza. Nesse momento, fará diferença o profissional que conseguir entender a necessidade do cliente e auxiliá-lo no processo de decisão. Para isso, precisa conhecer muito mais do que simplesmente as características do empreendimento”, informa.

Para as imobiliárias e corretores online é mandatório que seus empreendimentos estejam ofertados no mundo virtual. “E amplamente ofertados, pois é cada vez maior a quantidade de clientes que, antes de visitar um empreendimento, inicia sua busca pela internet. Portanto, está perdendo espaço a imobiliária ou o corretor online que ainda menospreza a ampla divulgação de seus empreendimentos por meio de sites, portais imobiliários, mídias sociais etc.”, frisa Obama.

Vantagens e desvantagens

Se é cada vez maior a quantidade de clientes que iniciam a pesquisa de imóveis, seja para comprar ou alugar, pela internet, fica claro que a maior vantagem é ter acesso a mais clientes interessados, portanto, com maiores possibilidades de venda. Por outro lado, se é que podemos considerar uma desvantagem, o cliente online é cada vez mais exigente. Ele espera receber do corretor online informações objetivas e que sejam relevantes para auxiliar sua decisão de compra. Por essa razão, é comum o cliente fornecer seus dados de contato, sobretudo, o telefone, apenas se ele perceber relevância nas informações do corretor online que o estiver atendendo. Alguns corretores online também apontam como desvantagem o fato de o atendimento a um cliente online exigir acompanhamento e follow-up constante, às vezes por meses, até mesmo mais de um ano.

Cuidados

Na opinião de Obama, as imobiliárias devem oferecer aos seus corretores online recursos de informática e sistemas atualizados – computadores, softwares de CRM, softwares para Atendimento Online, informações completas sobre os empreendimentos ofertados, além, é claro, de sites ou portais com ofertas de seus imóveis para locação ou venda e mídia online que garanta exposição desses imóveis. O corretor online deve buscar atualização constante, tanto dos imóveis e regiões em oferta, quanto dos recursos que o mundo digital oferece.

No entanto, segundo Obama, a venda ainda é feita presencialmente. “A pesquisa ocorre pela internet ou por contato via email ou chat, mas, a partir do momento em que o cliente decide conhecer mais sobre o imóvel que pretende adquirir ou alugar, o atendimento e a conclusão da venda são presenciais”, alerta.

“Por outro lado, em vendas de imóveis com perfil de investimento, como quartos de hotel, por exemplo, registramos um aumento de vendas em que a transação e negociação ocorrem pela internet – chat e email – com o envio posterior do contrato para assinatura”, conclui o diretor.

Escreva um comentário