Carreira e Cultura

Desafios + autonomia + programação = time de Engenharia no Grupo ZAP

Por trás de todo software ou belíssimo site, existe uma pessoa que deu o seu melhor para tudo rodar perfeitamente. E você sabia que no 256º dia do ano os parabéns vão para quem trabalha com programação? O número 256 foi escolhido porque “256” é o número de valores que podem ser representados em um byte de 8 bits </what?>

Curiosidades à parte, aqui no Grupo ZAP nós temos um time incrível de pessoas que trabalham com programação. Se você quer conhecer esse universo e descobrir um pouco mais sobre como é trabalhar no nosso time de Engenharia, o Marcus Vinícius, também conhecido como Dhalsim, topou participar da entrevista que você vai ler agora!

Marcus Vinícius, programador desde os 15 anos, Software Developer no Grupo ZAP

O que mais me chama atenção no Grupo ZAP é o compartilhamento de responsabilidade que existe aqui dentro: desde ajudar na escolha de uma ferramenta até a definição do processo de recrutamento.

Marcus Vinícius

Marcus Vinícius (Dhalsim) nasceu em São Paulo e começou a ter curiosidade pelo mundo da programação aos 15 anos, enquanto jogava Ragnarok Online ━ nesse jogo, um dos personagens tinha um pet programável através de um script na linguagem Lua.

Nas horas vagas, Dhalsim gosta de ler, jogar vídeo game e vez ou outra é questionado pelo apelido “Dhalsim”: com 1,98 cm de altura, os braços e pernas consideravelmente longos foram comparados com o personagem do Street Fighter.

Aqui no Grupo ZAP, Marcus faz parte do Squad Integration. Com duas pessoas de Produto e seis de Engenharia, o time de Integration tem forte atuação para que os nossos portais fiquem conectados com ecossistemas externos e com as integrações que os dois maiores players do mercado imobiliário merecem!

Quando entrou para Integration, Dhalsim abraçou o papel de “protagonismo coadjuvante”. Geralmente as decisões técnicas são esperadas que aconteçam da parte dele, por ser um dos desenvolvedores mais experientes do time. Mas todo processo de definição de solução é feito com muita colaboração entre todas as pessoas do time (por isso a coadjuvação). 

Dos desafios que Dhalsim já viveu aqui com a gente, a participação na integração de sistemas marca presença. “Escolhemos manter a base do que era o Viva Real e adaptá-la para que comportasse as regras de negócio do ZAP. Reescrevemos praticamente todos os sistemas. Foi um trabalho fora do comum!”, conta.

Então perguntamos para Dhalsim: o que é programação?

“Podemos dizer que programar é definir o comportamento de uma máquina. O comportamento acontece com uma sequência de instruções que a máquina vai executar. E essa sequência nós damos o nome de… *surprise* programa! Tanto a sua máquina de lavar quanto o seu smartphone são capazes de executar programas. O que limita é o conjunto de instruções que eles suportam: uma “Lava & Seca 11 Kg Electrolux Perfect Care Branca com 15 Programas de Lavagem” suporta instruções como “encher reservatório até o nível médio”, “lavar” e “centrifugar loucamente e acordar a vizinhança”, enquanto um celular suporta milhares de instruções diferentes, que podem ser usadas para criar um jogo novo ou mandar gifs de bom dia pra sua tia, por exemplo.”

E que negócio é esse de linguagens? Não é tudo a mesma coisa?

“Smartphones, tablets, desktops e notebooks operam com um conjunto de instruções conhecido popularmente por “código de máquina”. As linguagens de programação existem para tornar mais fácil a escrita de programas, aproximando a pessoa programadora do problema que precisa ser resolvido (como enviar leads via e-mail para um anunciante usando o SendGrid, por exemplo). Para isso, as linguagens pegam emprestado conceitos que são mais fáceis de memorizar e de compreender quando dispostos sequencialmente, como a linguagem humana escrita e construções matemáticas como funções e variáveis. Uma linguagem nova é criada para endereçar problemas de outra, o que explica o panorama atual onde temos centenas (talvez milhares?) delas.”

Aqui no Grupo ZAP, qual linguagem faz parte do dia a dia dos times de tecnologia?

“Temos uma variedade de linguagens: HTML, CSS, Javascript, Java, Go, Python, Kotlin, Ruby, Swift, SQL, Scala e por aí vai. Algumas delas foram adotadas por serem obrigatórias (você precisa de HTML, CSS e Javascript para construir um site) e outras por estratégia de mercado (é mais fácil encontrar quem programa usando Java do que Elixir, por exemplo)”

E pra quem quiser aprender mais sobre programação, você indica algum conteúdo pra começar?

O universo da programação é um livrinho bacanudo sobre as várias atribuições de uma pessoa programadora e serve como bom ponto de partida para quem tem curiosidade sobre a área. Já a Khan Academy tem um curso inteirinho de programação completamente grátis. O que não falta na internet é conteúdo sobre programação”

E aí? Ficou com vontade de aprender mais sobre programação com Dhalsim? Não deixe pra amanhã a vaga que você pode ver hoje ↓

https://jobs.kenoby.com/grupozap  #VemProZAP 💚

Escreva um comentário