Mercado Imobiliário

Muitos motivos para comemorar, 27 de agosto é o dia do Corretor de Imóveis

Nos dias de hoje, o corretor de imóveis é muito exigido pelos clientes e pelo mercado. Precisa se manter constantemente bem informado para os ganhos valerem muito a pena. Além disso, a flexibilidade de horário oferece independência e qualidade de vida. A profissão tem vantagens e desvantagens como todas as outras. Mas, qual o dia do corretor de imoveis? É no dia 27 de agosto, Dia do Corretor imobiliário, há inúmeras razões para a categoria comemorar.

O profissional é muito exigido pelos clientes e pelo mercado (Foto: Shutterstock)
O profissional é muito exigido pelos clientes e pelo mercado (Foto: Shutterstock)

A profissão de corretor de imóvel não é nada moderna. Ela já existia em Roma na época dos césares, quando intermediários promoviam negócios imobiliários. Porém, era apenas um “bico”, uma segunda atividade feita de forma ocasional.

+ Confira a linha do tempo do setor imobiliário

+ Saiba o que você precisa para ser um bom corretor de imóveis

Paulo Nathanael Pereira de Souza, reitor da UNISciesp (Universidade Corporativa Sciesp) diz que o corretor era aquela pessoa que tinha o poder de convencimento, mas que fazia esse trabalho quando sobrava tempo. “Na década de 40, a profissão era uma espécie de quebra galho e só em 1960 isso começou a mudar”, explica o professor.

Somente em 1962, uma lei tentou transformar os negócios imobiliários. A partir deste momento começaram a surgir escritórios e parecia que a corretagem finalmente se tornaria uma profissão reconhecida. Mas o Supremo Tribunal Federal suspendeu a lei, pois ela não previa a formação técnica deste novo profissional.

Sem imobiliárias, cursos ou formas de financiamentos, a função do corretor de imóvel era quase improvisada. Até que em 1976, Souza ocupava a presidência do Conselho Nacional de Educação e foi procurado pelo presidente do Sindicato dos Corretores de São Paulo. “Luiz Alberto Caldas de Oliveira me disse que estava em uma situação delicada, com a existência de uma lei que não funcionava, pois faltava o capítulo da formação do corretor”, conta o reitor.

Após receber o material, Souza desenvolveu uma forma de capacitar o profissional. “Não era um curso superior, mas sim um curso médio. Então construí um currículo que foi aprovado e a lei que estava suspensa se transformou em uma nova lei, a 6.530 de 1978”, explica.

Veja qual a melhor maneira de se vestir e causar uma boa impressão

Qual é a melhor maneira para abordar um cliente?

Os sindicatos espalhados pelo País se organizaram e abriram cursos de formação profissional, não somente para os novos corretores, mas também para profissionais que já atuavam no mercado. O Sciesp (Sindicato dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo) criou uma universidade com o objetivo de atualizar os profissionais da área. “A profissão evoluiu e é muito respeitada. O corretor não é apenas um intermediário de compra e venda, mas está preparado para ser um assessor de alto nível”, diz Paulo Nathanael Pereira de Souza.

Há 22 anos no mercado imobiliário, Luis Carlos Vasques Calhes diz que o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) evoluiu muito sua atuação e aumentou a fiscalização para inibir os falsos corretores. “Se é feita uma denúncia, eles vem apurar. É muito comum ver pessoas se passando por corretores ou exercendo a função como uma segunda profissão sem sequer ter o registro”, diz Calhes.

O corretor aponta um número muito grande de pessoas que fazem transações imobiliárias, o que torna o mercado mais agressivo e concorrido. “Desde a Copa do Mundo, o número de vendas caiu muito, então os profissionais da área precisam se desdobrar para fazer negócios”, explica. Calhes aponta melhorias no levantamento de documentos, atualmente é mais fácil tirar certidões e elas têm uma abrangência maior. “Antes íamos até o fórum, mas não sabíamos se a pessoa tinha alguma pendência em outra cidade, por exemplo. Hoje o processo é mais rápido e mais seguro”, diz.

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

+ Assista todos os vídeos

+ Como o corretor de imóveis pode ter mais qualidade de vida

+ Saiba como conhecer o perfil do seu cliente. Assista ao vídeo

Escreva um comentário