Mercado Imobiliário

Dicas para um bom networking corporativo

Especialista: Carreira

Networking é uma palavra que já se incorporou ao cotidiano profissional e tornou-se símbolo de reconhecimento e prestígio. Por trás da expressão, que significa “rede de contatos”, existem informações muito mais complexas e importantes do que simples relacionamentos – e entender o motivo disso não é difícil.

Uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso na vida corporativa e social (Foto: Shutterstock)
Uma boa rede de contatos é fundamental para o sucesso na vida corporativa e social (Foto: Shutterstock)

Uma boa rede de contatos sempre foi fundamental para o sucesso na vida corporativa e social. Quanto mais qualificada e maior as possibilidades de contato de uma pessoa, mais chances ela tem de construir relações – e, dessas relações, aprender, crescer e tirar aspectos positivos e produtivos para adicionar ao seu dia a dia. O ser humano é um ente extremamente social, isso que dizer que ele tem hábitos de convívio com outras pessoas – e, se cada um souber tirar proveito disso da melhor maneira, sua vida poderá melhorar em vários aspectos.

Existem ações importantes que diferenciam aquelas pessoas que sabem fazer networking da maneira correta daqueles que se tornam chatos e oportunistas. Para evitar esse constrangimento, é sempre importante tomar cuidado e ter bem claro quem é quem na sua rede. Saiba diferenciar os amigos, conhecidos, colegas, contatos etc. Para isso, uma boa dica é fazer listas e classificar os contatos de acordo com categorias definidas por você: negócios, família, amigos, faculdade, esportes etc.

Manter contato com os amigos e conhecidos com certa regularidade é outro ponto importante a ser destacado. Existem pessoas que passam anos sem falar com amigos e quando surge uma necessidade, seja ela qual for, aparecem para pedir favores – atitude um pouco chata. Lembre-se que quanto maior a distância entre as pessoas, menor é a chance de elas se recordarem de você – principalmente se for apenas para prestar ajuda. Ou seja: evite isso. Mantenha o contato de forma casual, mesmo que por meio da internet.

Sabendo disso, use a tecnologia a seu favor. Hoje em dia as redes sociais tornaram-se grandes aliadas para o networking. Participar de redes como facebook, linkedin, dihitt, twitter etc., podem ajudar no processo, – mas lembre-se que, apesar do apoio tecnológico, o mais importante ainda é o contato pessoal.

Outro ponto importante para quem quer manter o networking em dia é participar de eventos – afinal, quem é visto é lembrado. Quanto mais você estiver presente em eventos importantes mais as pessoas saberão sobre você, – mas, ao mesmo tempo, não exagere e torne-se “arroz de festa”, (aquele que todo mundo sabe que vai encontrar em todos os lugares). O ideal é fazer escolhas e decidir quais são os melhores eventos para participar, os que podem trazer maiores frutos para o futuro e proporcionar conhecer pessoas interessantes. 

Além dos pontos citados anteriormente, criar uma rotina também é importante para manter o networking funcionando. Estabeleça padrões e critérios para os contatos profissionais. Marque um dia da semana ou período específico para fazer contatos com pessoas estratégicas. No âmbito pessoal, lembre-se que os amigos gostam de receber um telefonema, torpedo, e-mail ou uma visita. Diversifique, faça com que as coisas pareçam naturais e não ‘force a barra’ com ninguém.

+ ADELE COMPRA CASINHA DE BRINQUEDO DE R$ 56 MIL PARA O FILHO

+ ROGER FEDERER COMPRA CASA DE R$ 26 MILHÕES NOS ALPES SUIÇOS

Escreva um comentário