Mercado Imobiliário

Entenda a importância do atendimento pós-venda para os compradores de imóveis

Tão importante quanto a venda é o pós-atendimento em qualquer área de atuação e isso não é diferente no setor imobiliário.

Este contado garante bons resultados para a empresa (Foto: Shutterstock)
Este contado garante bons resultados para a empresa (Foto: Shutterstock)

Para Jorge Paulo, CEO da Coldwell Banker, esse é um tipo de marketing barato e que dá ótimos resultados. “Se você realiza um bom trabalho e o cliente fica satisfeito, ele vai indicá-lo e dar referências positivas.”

Na Coldwell Banker, por exemplo, há um programa que dá ao cliente informações sobre tudo o que ele precisa na região onde adquiriu o seu imóvel, como serviços, comércio, restaurantes e escolas. “É um diferencial nos 53 países onde atuamos. Para isso, no entanto, é necessário ter um conhecimento profundo do cliente, suas necessidades e, a partir daí, contribuímos para que ele esteja bem dentro da sua casa.”

Segundo Paulo, não vender o produto certo para as necessidades dos clientes é um erro. “Muitas vezes o profissional vende o imóvel que tinha disponível e depois não quer nem ter o contato com o cliente, pois teme que haja reclamação ou porque já fechou a venda e não quer mais falar com ele. Mas é importante saber que para tudo neste mundo tem uma solução.”

A empresa de Paulo faz um processo de contato com o cliente no pós-venda. “Ligamos, mandamos mensagens e isso tem garantido bons resultados em todas as nossas unidades. E mesmo tendo menos imobiliárias que muitos concorrentes, atingimos um número superior de vendas” comemora.

Paulo explica que é essencial entender o cliente e suas necessidades. “Temos de olhar as características do imóvel, da família, da região e o preço. Se o cliente é ouvido, ele não vai sair com a sensação de que foi enganado”, reflete.

Depois disso, é fundamental manter um relacionamento próximo com o comprador e, se conseguir agregar serviços, vai ter um diferencial neste mercado.

“Fidelizar o cliente com pequenos gestos de pós-venda, como uma pequena lembrança ou e-mail para saber se ele está feliz com a compra, com a vizinhança, pode trazer bons resultados no futuro. A dica é não abandonar o consumidor depois que o negócio for fechado”, conclui.

Escreva um comentário