Mercado Imobiliário

Entenda como a alta do dólar pode afetar o seu negócio

Você sabia que a alta do dólar que anda agitando a economia brasileira nos últimos meses pode afetar também o bolso dos seus clientes? Segundo especialistas, com o dólar mais alto, as taxas de juros vão lá para cima, dificultando ainda mais o crédito imobiliário. A venda fica mais restrita, pois indiretamente, o potencial comprador pode repensar a aquisição por não ter confiança na economia e na manutenção de seu emprego.

(Foto: Shutterstock)
Com a moeda americana em alta as vendas ficam mais restritas (Foto: Shutterstock)

Para a sócia-proprietária da W Investments, Andrea Camargo Zapparoli, os corretores de imóveis devem analisar caso a caso, pois o que pode parecer uma boa oportunidade para oferecer aos seus clientes, pode acabar gerando um problema.

Outra dica da especialista é identificar quais as construtoras estão bem estruturadas para enfrentar a crise. “É preciso muita atenção, apresentar um imóvel decorado de uma empresa que possivelmente não vai conseguir enfrentar a crise pode gerar dor de cabeça para o corretor e para seu cliente”, diz ela.

Para dar a volta por cima,  o especialista em mercado e crédito imobiliário Marcos Fontes sugere para os corretores apostar no investidor internacional, naquele que está em busca de boas oportunidades no mercado brasileiro. “O corretor de imóveis deve atuar como consultor de clientes fiéis e conservadores, mostrando que a longo prazo, o investimento em imóvel sempre é uma boa opção, mas também podem abrir o leque do mercado para investidores internacionais, que possuam disponibilidade em moedas fortes”, explica Fontes.

Já o especialista em economia, Moises Bagagi, diz que os corretores precisam ser amigo de seus clientes, passando informações verdadeiras, com agilidade e mostrando que acima de tudo, este cenário será revertido, pois o papel do corretor será fundamental na recuperação da confiança do comprador.

Escreva um comentário