Novidades de Produto

Entenda como funciona o algoritmo de ranking dos nossos portais

Sabemos que em um mercado tão concorrido como o imobiliário, sair na frente faz toda a diferença, mas também sabemos que é muito importante que cada consumidor encontre os anúncios mais relevantes de acordo com seu perfil.

É pensando nisso que estamos sempre realizando testes sobre como melhor rankear nossos anúncios, e aqui queremos falar o que realmente importa para um anúncio ficar bem posicionado. Existem alguns mitos (quase lendas, hehehe) que rodam por aí e estamos aqui para desmistificar tudo isso. Então, vamos ao que interessa!

Como fazemos o rankeamento de nossos anúncios?

Hoje fazemos uso de modelos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) para entender quais são os imóveis mais relevantes para uma determinada busca. Quando falamos em Aprendizado de Máquina queremos dizer que utilizamos dados do passado para ensinar à máquina a prever comportamentos do futuro. Vamos a um exemplo prático:

1 – Dado um imóvel de nossa base, compilamos todas as informações deste anúncio como: tipologia, endereço, preços, e informações adicionais do apartamento e condomínio (se possui varanda, piscina, churrasqueira entre outros).

2 – Olhando para o passado temos os dados:

  • dos anúncios da nossa base;
  • das buscas e interações feitas por nossos usuários.

Com base nesses dados o modelo aprende. Assim, quando acontece uma nova busca em nossos portais ele ordena os milhares de imóveis que temos disponíveis, priorizando o que é mais relevante para aquele usuário.

Mas nem sempre foi assim! Antes, nós usávamos um conjunto de regras que construímos com base em diversas análises, priorizando o que era importante para os nossos usuários. E por isso, sempre se falou muito dos critérios que faziam a composição da nota do anúncio.

Por que isso mudou? Atuamos em diferentes regiões do país, cada qual com suas peculiaridades e diferentes perfis de consumidores e imóveis. Quando temos um sistema baseado em regras, muitas vezes se torna humanamente impossível criarmos todas as variações que contemplem nossos cenários de atuação. O modelo de aprendizado de máquina nos permite fazer isso em larga escala, computando todas as características necessárias para um imóvel se tornar relevante numa cidade, bairro, e até mesmo em uma rua.

O que só depende de você? Ter anúncios com boa qualidade e com todas as informações preenchidas é o mais importante nesse caso. Como utilizamos toda informação que você nos passa sobre o imóvel para alimentar o modelo de aprendizado de máquina, quanto mais detalhes tivermos, melhor conseguimos predizer a relevância dos seus anúncios na busca. Vou listar aqui algumas características que são imprescindíveis para nosso modelo:

  • Endereço completo, com rua e número
  • Ativação da opção de exibição de endereço no portal
  • Tipologia
  • Andar do imóvel (em caso de apartamento)
  • Valor de aluguel / venda – condomínio e IPTU
  • Área total e área útil
  • Descrição com detalhamento do imóvel e dos pontos de próximos como metrôs, padarias, restaurantes, hospitais
  • Qualidade e variedade das fotos

E os mitos?

Separamos aqui alguns mitos que já ouvimos e vamos passar por eles:

Um anúncio com atualização mais recente fica melhor posicionado – MITO

O que realmente importa para nosso algoritmo é um anúncio completo. Se já temos um anúncio em nossa base que possua todas as informações, descrição e fotos, isso é para nós um anúncio atualizado.

Cadastrar o anúncio manualmente faz ele ficar melhor posicionado – MITO

Cadastrar o anúncio manualmente ou enviar via carga NÃO faz diferença. Quando vamos calcular a relevância do seu anúncio, não olhamos essa informação da origem dele.

Os anúncios de quem investe mais tem maior prioridade sobre os outros – MITO

Ao prever o que é relevante para um usuário, não levamos em conta o valor pago por cada um de nossos anunciantes. Entendemos que o imóvel é relevante pelas suas próprias características e pelo perfil de quem está fazendo a busca.

Vale lembrar: para anúncios de Destaque e Super Destaque garantimos a priorização, já que são produtos que podem ser contratados adicionalmente.

Agora você já sabe como funciona a ordenação dos anúncios em nossos portais!

Lembre-se de sempre manter seus anúncios com alta qualidade para que eles sejam relevantes e atrativos para o consumidor que busca um novo lar.

Escreva um comentário