Mercado Imobiliário

“Quando perdi o medo de ficar sem dinheiro, me tornei corretor ", diz Viana

Com cerca de 40 anos de experiência no mercado imobiliário, o Corretor Destaque deste mês é o empresário Aparecido Viana, presidente da Viana Negócios Imobiliários, empresa com sede em São Caetano do Sul (SP). Natural de Bálsamo, município localizado na região de São José do Rio Preto, o empresário tem uma trajetória interessante e que merece ser destacada aqui.

Aparecido Viana
Com cerca de 40 anos de profissão, Viana aconselha: “O segredo do sucesso é ser perseverante, nunca se limitar”

Atualmente, a empresa de Viana conta com uma equipe de mais de 500 corretores e outros profissionais para realizar análises de mercado. De acordo com Viana, o corretor que está iniciando a carreira nunca deve se limitar. “Tem corretor que, por achar que determinado cliente não tem interesse no imóvel que ele está vendendo, nem oferece e perde oportunidades. É preciso acreditar no seu trabalho, ter comprometimento e dedicação”, aconselha. O empresário ainda completa: “Recebi quatro convites para me tornar corretor antes de aceitar. Quando eu perdi o medo de ficar sem salário, aceitei e não parei mais”.

“A profissão requer alguns sacrifícios porque pede que você tenha disponibilidade para trabalhar em diferentes horários, plantões de finais de semana, não tem salário fixo e também abre mão de alguns momentos com a família, de lazer, entre outros”. De acordo com Viana, o segredo do sucesso é ser perseverante, nunca se limitar. “O corretor nunca perde um cliente, é outro corretor que o encontra”, afirma.

ORIGEM – Viana morava na roça com os pais e desde muito pequeno conquistou a confiança de um marceneiro da cidade que o ensinou a fazer objetos de madeira. O menino cuidava de hortas e jardins de famílias de classe alta. “Fui o primeiro corretor de esterco do Brasil. Na roça, o que não faltava era estrume, então, para agradar as madames eu pegava o material e o transformava em esterco. Todas as residências tinham quintais grandes, então eu me oferecia para cuidar deles. Conquistava a confiança e principalmente o coração dos moradores que, em troca, me davam alguns mimos”, conta.

Aos 11 anos, a mãe o matriculou num curso de datilografia, o que foi fundamental para sua inserção no mercado de trabalho. Com o conhecimento, prestou alguns concursos, sendo aprovado em primeiro lugar na maioria deles. O empenho e dedicação do jovem ainda lhe renderam bolsas de estudo para concluir o Ensino Médio. Chegou a São Caetano do Sul com 14 anos de idade. “De calças curtas, porque faltava dinheiro para comprar o restante do pano”, brinca o empresário.

Destacou-se em todos os empregos por onde passou, desde servente geral em uma cerâmica, auxiliar de cartório, até na IAS Imobiliária, onde trabalhou por duas vezes. Na primeira, de 1966 a 1968, foi admitido como auxiliar administrativo.

Em seguida, trabalhou como auxiliar de departamento pessoal na fabricante de autopeças Fris-Moldu-Car, de São Bernardo (SP), (1968-1976), de onde saiu convidado para retornar à IAS Imobiliária como administrador. No entanto, ficou nessa função por apenas um dia, porque teve uma experiência como corretor de imóveis e se destacou nas vendas, cujas comissões do primeiro mês multiplicaram por 24 vezes o seu salário na empresa.

Saiu da IAS Imobiliária oito anos depois para abrir a própria empresa, a Aparecido Viana Imóveis. “Eu tinha medo de ficar sem dinheiro. Quando perdi o medo, me tornei corretor e empresário”, afirma.

EMPRESA – A Viana Negócios Imobiliários é considerada a maior do ABC e já contabiliza mais de 800 empreendimentos em seu portfólio, entre residenciais, comerciais, hotéis, flat services, um cemitério vertical, além de diversos outros lançamentos.

Em 2011, a Aparecido Viana Imóveis, divisão especializada em locação e venda de imóveis de terceiros, foi unificada à Viana Negócios Imobiliários, referência em comercialização e desenvolvimento de lançamentos. Agora, a Viana Negócios Imobiliários está expandindo seus negócios para atuar em toda Grande São Paulo, interior, litoral e até mesmo em outros Estados.

Veja a entrevista que fizemos:


 * Corretor Destaque é um espaço do site que destinamos a histórias de profissionais de sucesso, que se destacaram ao longo da carreira, e trazem fatos importantes que devem ser compartilhados com nossos leitores.

 

Escreva um comentário