Mercado Imobiliário

Existe sazonalidade nas vendas de imóveis?

Você acha que é mais fácil vender imóveis com piscina no verão ou com lareira no inverno? São vendidas mais casas na praia no verão? Na opinião de Roseli Hernandes, diretora de imóveis de terceiros da vice-presidência de comercialização e marketing do Secovi-SP, a sazonalidade nas vendas ocorre muito no litoral, para imóveis de temporada. “Às vezes as oportunidades surgem fora de temporada porque os donos se tornam mais flexíveis. Quem quer comprar precisa procurar com antecedência”, aconselha.

Imóveis em Campos do Jordão são menos procurados no verão (Foto: Shutterstock)
Imóveis em Campos do Jordão são menos procurados no verão (Foto: Shutterstock)

 

Roseli afirma que imóveis em Campos do Jordão são menos procurados no verão. “Há tendência de procura maior nas estações características, mas isso não significa queda acentuada”, afirma. “O que ocorre é que, se você quer vender seu imóvel em Campos no verão, menos pessoas visualizam sua oferta e a mesma coisa acontece na praia no inverno, quando a procura por imóveis cai 15%, em média. Então, se você quer vender mais depressa, acaba cedendo um pouco no preço”, diz.

No entanto, quando as pessoas pretendem morar no imóvel, elas não costumam ter preocupação com o clima, mas com a estabilidade e o conforto da família em todos os dias do ano. “É difícil alguém falar que vai comprar um imóvel com piscina porque é verão, mas se houver esse interesse de piscina, ele se preocupa com isso em qualquer época”, salienta.

Por outro lado, Roseli lembra que o imóvel de temporada, de lazer, não é uma necessidade do cliente. Então, esse tipo de imóvel é comprado quando passamos por situações econômicas melhores. “Nesse momento, sentimos a economia do País não está tão otimista, existe a tendência de as pessoas guardarem o dinheiro e não investirem em um segundo imóvel para usar apenas na temporada”.

Escreva um comentário