Raul Juste Lores, editor-chefe da Veja São Paulo, retorna ao ImobiCast para falar sobre sua perspectiva para as transformações urbanas do pós-pandemia, bem como faz uma análise sobre a ressignificação dos espaços urbanos.
Com a flexibilização da quarentena, a população deve voltar a ocupar os espaços urbanos. Porém, a relação será modificada por conta das novas medidas de saúde.
Nesse sentido, a COVID-19 mostrou, mais do que nunca, que há um problema latente de infraestrutura nas cidades. Além disso, a organização dos espaços públicos não contribui para que a população desfrute as ruas e tenha uma vida mais saudável.
Durante o episódio, ele também pondera a respeito do “êxodo urbano causado pela quarentena”. Exemplo disso foi o anúncio da XP Investimentos sobre a “Villa XP” em São Roque. Tal posicionamento levantou dúvidas sobre o futuro de regiões como Faria Lima, Berrini e Vila Olímpia.
Por fim, Lores, que também é apresentador do podcast #SPSONHA, faz uma reflexão sobre o que ele sonha para a cidade de São Paulo.
Se a gente aproveitar essa crise para melhorar um pouco nossas cidades, aproveitemos. Por isso que é tão importante lembrar o que Paris está fazendo, Lisboa, Londres. Lisboa fechou ruas por conta do uso de bicicletas e para ajudar a gastronomia local. Eu acho que a gente tem um dever moral, cívico, de apoiar o comércio de rua, de apoiar os restaurantes que a gente gosta, e no fundo a cidade vai melhorar.
Escute o episódio agora mesmo no player acima!
Caso você tenha perdido: Myriam Tschiptschin, Gerente de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do CTE, voltou ao ImobiCast para falar sobre o que esperar das cidades inteligentes no pós-pandemia. Confira aqui!
Quer participar do ImobiCast? Mande um e-mail para nós: imobicast@grupozap.com