Mercado Imobiliário

Internetês: entenda o uso correto dos termos na internet

Especialista: Gramática

Escrever na internet é chamado de “internetês”, um novo vocábulo que se propõe a dar conta de caracterizar o tipo de linguagem que se utiliza no mundo virtual.

internetes-gramatica-zap-pro

Muitas vezes, as pessoas utilizam as abreviaturas, o que facilita quando o momento de uma conversa rápida ou um pequeno recado se faz necessário. Mas, muitas vezes os erros são intermináveis e as pessoas escrevem sem pensar e principalmente sem relerem o que acabaram de digitar.

Em função desta prática, o que se vê é um desfile de uma gramática estranha. A linguagem na internet pode revelar quem você é, portanto: cuidado!

O impacto da tecnologia na linguagem incidiu em uma ausência de reflexão sobre os contextos de fala, ou seja, dependendo da situação, os registros de fala e escrita devem ser adequados. Ninguém vai de biquíni em uma missa e muito menos de terno à praia, ou seja, a “roupa” aqui é uma metáfora da linguagem que deve ser adequada ao contexto de enunciação. Numa conversa rápida e informal com um amigo ou familiar na internet você pode utilizar uma abreviação como por exemplo: “vc” (você) ou “hj” (hoje), pois o que se preza naquela relação de comunicação é a mensagem em caráter de rapidez e simultaneidade. Inclusive, é até indicado para que a velocidade da comunicação cumpra seu papel. No entanto, numa situação profissional, num e-mail para um cliente ou para a chefia, a linguagem deve mudar e as abreviações devem ser abolidas.

Já os erros gramaticais não devem existir jamais, o olhar atento e a consulta sob a forma correta dos termos deve ser uma prática cotidiana, que com o tempo passam a fazer parte da vida das pessoas automaticamente.

Escreva um comentário