Mercado Imobiliário

Conheça o método lean e faça novos negócios

Com a crise econômica e a desaceleração do mercado imobiliário, os investimentos diminuíram e as empresas precisam encontrar uma maneira de enfrentar as dificuldades. Com a finalidade de aperfeiçoar os negócios e atrair mais investidores, foi criado o método Lean Startup, que significa pensamento enxuto, e surgiu em 2008 nos Estados Unidos com o objetivo de reduzir o desperdício financeiro nos projetos.

novas ideias
Colocar ideias em prática é exercer o método Lean (Foto: Shutterstock)

A metodologia americana visa colocar em prática uma ideia, seja ela, uma empresa, um produto ou um projeto, enxuto, que utilize as críticas e sugestões dos clientes para se aperfeiçoar aos poucos. Ou seja, montar um negócio que a longo prazo seja lucrativo, porém, com pouco investimento.

Os novos aplicativos são um exemplo de método lean. É preciso ter a ideia inicial, que será testada e adaptada conforme as necessidades do cliente. “O empresário precisa testar hipóteses para ver se elas dão certo ou não”, diz o consultor do Sebrae Renato Fonseca. Dessa forma, pode-se descobrir um modelo inovador que pode mudar todo um processo. Esse tipo de empresa tem alto grau de inovação. ”É preciso dar um passo de cada vez, testar, ouvir opiniões dos clientes e evoluir com muita cautela”, explica.

“No caso do mercado imobiliário, um bom exemplo pode ser um aplicativo de busca de imóveis inovador que traga uma forma diferente para o cliente encontrar a casa ou apartamento que está buscando. Deve-se também pensar em quais outras possibilidades podem surgir neste mercado, identificar a necessidade do cliente e descobrir uma solução inovadora para o negócio”, recomenda.

O ZAP inovou com o aplicativo “Quanto vale?”, ferramenta exclusiva e inédita no Brasil. Com ela, é possível pesquisar o preço médio dos imóveis prontos nas principais cidades brasileiras e também auxilia na precificação dos imóveis.

A dica é descobrir os pontos fracos do setor e buscar alternativas para solucionar aqueles problemas. “Ao encontrar a solução, o negócio pode ganhar grande destaque e ter um reflexo bastante positivo”, conclui Fonseca.

Confira a lista completa de aplicativos para o corretor de imóveis

Escreva um comentário