Mercado Imobiliário

Locação de casas registra crescimento em novembro, diz Creci-SP

Segundo a pesquisa do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), a locação de casas e apartamentos apresentou crescimento de 4,47% em novembro e no acumulado do ano registrou alta de 57,62%. Já as vendas de imóveis usados caíram 2,22% no período, e esta terceira queda seguida fez o saldo do ano acumular redução de 19,37%.

locação de casas
A locação de casas no mês de novembro registrou alta de 4,47%  (Foto: Shutterstock)

“Não há surpresas nesses resultados nem haverá quando se fechar o balanço de 2015, com vendas em queda e locação em alta no Estado de São Paulo, salvo exceções em algumas regiões”, afirma José Augusto Viana Neto, presidente do Creci-SP.

A pesquisa mostrou ainda que em novembro o número de imóveis devolvidos superou em 9,63% o total de novas locações. A maioria dos inquilinos (53,97% do total) entregou o imóvel em que morava por motivos financeiros.

Os imóveis usados mais vendidos no estado de São Paulo foram os de até R$ 300 mil, com 58,3%. Na distribuição das vendas por faixas de valor, a pesquisa apurou que 76,13% se concentram em imóveis de até R$ 4 mil o m².

Em bairros de área nobre, em média 7,81% dos imóveis vendidos obtiveram descontos sobre os preços originais, 6,83% nos bairros centrais. Já nos bairros de periferia, o desconto médio foi de 5,76%, uma redução de 25% em relação ao desconto médio de 7,68% de outubro.

Houve redução 44,03% no número de unidades vendidas em relação a outubro. Houve queda também, mas bem menor, de 3,64%, nas cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Guarulhos e Osasco. No litoral, as imobiliárias registraram aumento de 7,65% e no Interior, de 39,71%.

Escreva um comentário