Mercado Imobiliário

Entenda como o juro afeta o mercado imobiliário

Se você tem algum tempo de estrada como consultor imobiliário, já deve ter sentido a gangorra oscilar onde, de um lado, você tem o mercado imobiliário e, de outro, a taxa de juro.

Nos últimos três anos, o mercado imobiliário como um todo sentiu na pele a alta dos juros para tentar conter a inflação. E ela foi persistente, o juro ficou lá no alto do seu lado da gangorra, enquanto o mercado imobiliário permaneceu firme, com seus pés no chão, sem decolar.

são paulo
Entenda qual é o momento da economia do País (Foto: Shutterstock)

E essa dinâmica é clara, enquanto o juro permanece lá em cima, as vendas desaceleram por três razões básicas:

  • – Menos pessoas tem acesso ao crédito, pois o valor das prestações aumenta consideravelmente;
  • – Menos pessoas tem apetite para tomar empréstimos de grandes valores por estarem inseguras em relação ao futuro, logo, adiam o sonho da casa própria;
  • – Os empresários, prevendo uma diminuição nas vendas, reduzem os lançamentos e focam em vender os estoques.

Pois então, o momento começa novos ares, com três quedas consecutivas da taxa básica de juro (SELIC) e mais promessas de quedas para 2017 e 2018. A velocidade em que os consumidores irão responder a estas quedas só o tempo dirá.

No entanto, se você não estiver atento, pode deixar passar uma oportunidade única na nossa história: a de posicionar seus clientes investidores para obterem ganhos elevados com um novo ciclo de prosperidade que sinaliza para a construção civil.

+ Conheça o guia completo para se tornar o melhor corretor de imóveis

+ As 10 características de luxo que seduzem os compradores

Além disso, se você focar nos motivos acima como desculpas de que o mercado imobiliário está ruim, estará cego para o melhor momento para posicionar-se com relevância diante daqueles que buscam você como uma referência sobre investimentos imobiliários.

Tomar a decisão de trazer seus parceiros para investir em imóveis quando todos o fazem é fácil, pois isso tira de você a responsabilidade caso algo dê errado. Entretanto, indicar o investimento com segurança e arriscar sua reputação em tempos difíceis é o que lhe fará um grande profissional.

Neste momento, as incorporadoras e construtoras estão de portas abertas para negociar com os investidores, pois estão atravessando a porção final da crise e precisam se capitalizar, mas essa janela de oportunidade fechará logo adiante com a queda do juro e as negociações voltarão a ficar mais equilibradas para quem vende.

Este é o momento para você buscar não apenas um investidor, mas organizar seu próprio grupo de investidores, unir-se a outros corretores e sentar na mesa com as construtoras negociando como os grandes fundos e os super ricos fazem, ao realizar aquisições volumosas de bons imóveis para os investidores da sua carteira.

+ Mulheres ganham espaço entre os corretores de imóveis

+ Assista todos os vídeos

Tenho tanta confiança neste modelo que eu mesmo, embora incorporador, estou organizando um grupo com investidores para adquirirmos imóveis de outras empresas com descontos de deixar até o investidor mais cético de queixo caído.

E o melhor de tudo, estamos utilizando o banco como parceiro financiador e mantendo nosso dinheiro bem aplicado e acessível. Gosto de chamar este tipo de negociação no mercado imobiliário de operação Insider, dada a negociação direta com quem decide, como fazem os tubarões do mercado, por isso batizei este tipo de operação de Insider Imobiliário.

Responda ao quiz abaixo e deixe sua pergunta, conheça mais sobre este universo de investimento imobiliário e inspire-se com os questionamentos que você pode utilizar para descobrir se seu cliente investidor tem o perfil de um investidor Insider Imobiliário.

Loading…

Por: Rafael Severo

+ Saiba o que você precisa para ser um bom corretor de imóveis

+ Corretor, saiba como transformar leads em vendas

+ Aprenda a fotografar imóveis com seu smartphone

+ Veja dicas de como não errar na fotografia imobiliária

+ Veja 5 dicas para você vender mais

Escreva um comentário