Mercado Imobiliário

Confira o preço médio de locação nas principais cidades

Segundo o relatório divulgado pelo índice FipeZAP, os preços de locação registraram queda nominal de 0,77% na passagem de quinto para o sexto mês. Após este resultado, o índice de Locação acumulou uma variação de -1,78 no semestre e de -5,23% nos últimos 12 meses. ” O primeiro semestre de 2016 teve a maior queda nos preços em pelo menos uma década. O mercado imobiliário sentiu e ainda deve sentir por algum tempo os reflexos da crise econômica pela qual o País está passando”, diz  Eduardo Zylberstajn economista da FipeZAP.

Porto Alegre (Foto: Shutterstock)
Porto Alegre faz parte das 11 cidades pesquisadas pelo índice (Foto: Shutterstock)

A inflação medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) nos últimos 12 meses atingiu (+8,84%) e obteve uma queda real de 12,93%.

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades

Todas as cidades monitoradas pelo Índice apresentaram resultados inferiores à inflação nesse período, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Santos, Distrito Federal e Campinas tiveram quedas nominais no preço médio de locação.

Confira a Tabela:

(Créditos: ZAP Pro)
(Créditos: ZAP Pro)

De acordo com a pesquisa, ao se comparar o preço médio de locação com o preço médio de venda dos imóveis, é possível obter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. É uma medida importante para avaliar a atratividade do mercado imobiliário em relação a outras opções de investimento. Em junho de 2016, o retorno médio anualizado do aluguel foi de 4,5%.

+ Você sabe de onde o banco tira o dinheiro para financiar um imóvel?

+ Problemas financeiros são evitados com planejamento

Os preços anunciados para locação considerados para o cálculo do índice são para os contratos fechados em junho de 2016. Normalmente reajustados automaticamente pelo IGP-M/FGV (Índice Geral de Preços do Mercado/ Faculdade Getúlio Vargas) ou por outros índices de correção. Assim, mostra de forma mais dinâmica como a demanda e a oferta por moradia estão se relacionando. Além disso, ao comparar o preço de locação com o preço de venda dos imóveis, é possível ter uma medida da rentabilidade para o investidor que opta por locar seu imóvel. Essa medida é importante para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outras opções de investimento.

*O Índice FipeZAP de Locação, desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP, é calculado pela Fipe e acompanha o preço médio do m² de apartamentos prontos em 11 municípios brasileiros, com base em anúncios da Internet. A metodologia utilizada para o cálculo do índice FipeZAP está disponível em http://www.fipe.org.br

+ Conheça as vantagens da exclusividade imobiliária

+ Você sabe como fazer vídeos para anunciar o imóvel?

+ Saiba o que você precisa para ser um bom corretor de imóveis

+ Corretor, saiba como transformar leads em vendas

+ Contrato de gaveta requer muito cuidado

Escreva um comentário