Mercado Imobiliário

Mulher conquista espaço no mercado imobiliário

Há três meses, Ana Paula Almeida de Souza, de 31 anos, começou a atuação como corretora de imóveis. A ideia de ir para o mercado imobiliário surgiu pós ficar desempregada por oito meses.  Formada em Marketing e com experiência na área comercial, achou que seria um bom caminho profissional.

“Eu vi em ser corretora uma oportunidade de continuar fazendo o que eu gosto, que é o atendimento a clientes, trabalhar com pessoas, mas com uma flexibilidade melhor. Tenho uma facilidade na organização da agenda, posso levar e pegar meu filho de dois anos na escola”, explica ela.

(Foto: Shutterstock)
Número de corretoras vai se igualando ao número de homens (Foto: Shutterstock)

A participação das mulheres no ramo vem crescendo e vai, aos poucos, se igualando a dos homens. A Federação Nacional de Corretores de Imóveis (Fenaci) estima que o sexo feminino ocupe hoje 40% das vagas. Em 2012, segundo pesquisa do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), era 32% da categoria.

+ Veja dicas de como não errar na fotografia imobiliária

+ Veja 5 dicas para você vender mais

“A mulher corretora tem um pouco mais de empatia. Eu, por exemplo, não mostro um apartamento que eu não moraria nele. A mulher tem sensibilidade maior para filtrar e sentir o que o cliente quer. Acho que estou no caminho certo, me encontrei nessa profissão”, diz Ana Paula, que atua na Rebeca Imóveis, em São Paulo, e é a única corretora entre sete profissionais.

Para Fabiana Borges, que tem 38 anos de idade e 8 de profissão, a vontade de ser corretora veio após um estágio na área comercial de uma construtora. Ela, que já trabalhou em três imobiliárias e hoje está na Sobek Imóveis, de Campinas (SP), diz que a satisfação é conseguir realizar o sonho das pessoas.

“A mulher tem uma forma de conduzir diferente do homem. Um pouco mais de cautela, paciência na conclusão, entende melhor situações e isso facilita. Não vejo preconceito, mas acho que é necessário ter postura, principalmente para se vestir”. Na imobiliária de Fabiana, metade do quadro é formado por mulheres.

+ Confira a linha do tempo do setor imobiliário

+ Saiba o que você precisa para ser um bom corretor de imóveis

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades 

+ Assista todos os vídeos

+ Aprenda a fotografar imóveis com seu smartphone

 

Escreva um comentário