Mercado Imobiliário

O que é necessário para ser um corretor de terrenos?

Especialista: Terrenos Imobiliários

Muitos me perguntam: posso ser um corretor de terreno sem ter experiência na área? Eu não tenho paciência para esperar, devo trabalhar com terrenos? Quero ganhar comissão de um terreno, é fácil?

corretor-imoveis-terreno-zappro

Bom, vamos começar do começo. O terreno é a matéria-prima do mercado imobiliário, onde tudo se inicia, portanto o produto não está pronto, por incrível que pareça, as negociações são demoradas e você tem que ter paciência extrema.

Não se deve ir com sede ao pote e forçar situações, é importante sempre estudar tecnicamente o terreno, avaliar o valor pedido e intermediar com profissionalismo. Para isso, o corretor tem que ter postura, ética profissional sempre e seguir procedimentos.

Fortaleça o seu networking e a ponta compradora, se você tem bom acesso a investidores, incorporadores, clientes que ‘assinem o cheque’! Ou a ponta vendedora, se você tiver uma carteira boa de proprietários de imóveis.

O corretor precisa ter muita paciência porque as negociações são demoradas e o processo é lento, porém em muitos casos rentável. Além disso, deve ser bem habilidoso (jogo de cintura), ter muita psicologia antes de tudo e se preparar estudando muito sobre questões técnicas, saber mais de zoneamentos, gabaritos, índices de construção, entre outros aspectos; conhecer algumas questões jurídicas, como entender sobre lei de inquilinato, cláusulas resolutivas e estar muito atento ao mercado, com os preços de lançamentos, valores dos terrenos e não trabalhar no “achismo” de quanto vale!

Procure também fazer parcerias. Isso vale principalmente para os corretores mais jovens, uma ótima forma de adquirir experiência e ampliar os contatos. Para os corretores mais experientes, a dica é não achar que já sabe tudo nessa área, porque a cada dia aprendemos mais e mais com todos no processo.

Em resumo: tenha paciência, concentre-se em um foco e busque sempre o melhor resultado!

Escreva um comentário