Mercado Imobiliário

O que faz um captador de imóveis?

 Captador realizando a prospecção de imóveis (Foto: Shutterstock)
Captador realizando a prospecção de imóveis (Foto: Shutterstock)

O captador ou angariador tem a função de procurar imóveis para atendimento a demandas específicas ou para alimentar sua carteira de ofertas. “No primeiro caso, ele prospecta o imóvel e tenta convencer o seu proprietário a lhe passar uma autorização para venda. No segundo, o trabalho é de prospecção de clientes interessados em vender seus imóveis e convencê-los a lhe passarem a autorização de vendas”, explica João Teodoro, presidente do Cofeci-Creci.

A demanda por captadores de imóveis é constante, pois não existe oferta de imóveis se não houver antes a angariação ou captação. Para Teodoro, tanto o profissional de venda quanto o angariador são importantes em qualquer organização imobiliária. Um não sobrevive sem o outro. “Tanto é assim que, não raro, um mesmo profissional exerce ambas as funções”, diz. Teodoro afirma que o controle do trabalho de angariação em nada difere dos demais trabalhos de corretagem.

Contratação e ganhos

Para contratar um captador, o importante é detectar, entre vários profissionais, os que mais têm aptidão para a função de angariador. São poucos os que se dedicam com exclusividade a essa importante tarefa. “A formação desse profissional é a mesma de um corretor de imóveis com aptidão para angariador e, se possível, é interessante ter alguma especialização nessa atividade em particular”, salienta.

Quanto aos ganhos, segundo Teodoro, o angariador tem possibilidade de ganhar mais do que os demais corretores porque, na realidade, todos os demais trabalham para ele sem se darem conta disso. “Um imóvel captado por um profissional pode ser vendido por todos os demais que trabalham na organização. Assim, de certa maneira, todos trabalham para o angariador”, conclui.

1 Comentário

Escreva um comentário