Mercado Imobiliário

As Olimpíadas afetarão os seus investimentos em imóveis?

Na opinião de Marcos Melo, professor do Ibmec-DF (Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Distrito Federal), certamente as Olimpíadas afetarão o mercado imobiliário. A tendência é que haja um aumento da demanda por imóveis, principalmente nas cidades próximas de onde os jogos e modalidades olímpicas vão ocorrer. E com isso, os preços também tendem a aumentar.

Olímpiadas (Foto: Sergei Bachlakov/Shutterstock.com)
É possível que haja um aumento da demanda por imóveis, principalmente nas cidades próximas de onde os jogos vão ocorrer (Foto: Sergei Bachlakov/Shutterstock.com)

No entanto, o professor explica que quem investe em imóveis não deve levar em consideração apenas essas variáveis, porque não são só elas que determinam ganho ou não. Oferta de imóveis na região, renda, inflação, taxa básica de juros, câmbio, entre outros, são variáveis que devem ser avaliadas juntas na hora de definir um investimento. A avaliação tem que ser ampla. Uma possibilidade é comprar cotas de fundos imobiliários e delegar essa análise para um analista, que é qualificado para decidir.

“Também não podemos esquecer o que ocorreu com a Copa. Houve valorização e muito aumento da demanda, mas também tinha muita oferta e, com isso, quem investiu no mercado imobiliário contando com essa valorização pode não ter alcançado o objetivo desejado”, analisa Melo.

“Temos que considerar ainda que, em 2014, teve início a desaceleração da atividade econômica. Em 2016, ano das Olimpíadas, haverá uma consequência mais aguda dessa desaceleração, que começou no último trimestre e que deve continuar. Por isso, é importante cautela ao avaliar qualquer tipo de investimento. Se a intenção é investir pensando no longo prazo, como deixar o imóvel para os filhos ou vender no futuro para uma viagem, a situação é diferente. Agora investir pensando em retorno nas Olimpíadas é algo que requer cuidado”, alerta.

Segundo o professor, não é o fato de ter um imóvel perto do  local dos jogos que vai garantir ganhos. A localização é importante, mas o tipo do imóvel, as peculiaridades da região, entre outros itens também devem ser considerados.

Escreva um comentário