Materiais Especiais

8 dicas definitivas para organização financeira dos corretores de imóveis

Sabemos como pode ser desafiador montar um planejamento financeiro, mas ter o controle dos lucros e dividendos é imprescindível para corretores de imóveis, especialmente por conta da indefinição sobre quando haverá uma nova entrada de verba no orçamento. 

Apesar de alguns corretores receberem salário fixo, muitos são profissionais autônomos. De qualquer forma, em ambos os cenários é preciso ter planejamento e disciplina para garantir controle total sobre os lucros e dividendos. 

Separamos então 8 dicas que te ajudarão a manter o controle sobre suas finanças e também criamos uma planilha orçamentária para você baixar e começar a usar hoje mesmo.

Confira todas as dicas e baixe a planilha aqui

Por que ter uma organização financeira é importante para você e seu trabalho?

Um erro comum é não saber exatamente em que seu dinheiro está sendo gasto e, pior, ter a sensação de que seus lucros estão “escapando” do seu controle. Por isso, faça um levantamento de todos os seus ganhos e gastos mensais, separados entre pessoais e profissionais. 

organização financeira
Fonte: Grupo ZAP

A renda pode não ser fixa todos os meses, mas algumas contas são e precisarão ser pagas independentemente se entrar mais verba no orçamento ou não, então faça projeções e anote todos os gastos que virão. 

Desta forma você conseguirá se planejar a longo prazo para gerir seu orçamento e garantir que terá a renda necessária para cobrir os próximos meses.

Dica importante: não conte com uma comissão que ainda não se concretizou. Esse é um erro comum e pode prejudicar seu planejamento financeiro por completo. Coloque na sua planilha apenas valores já recebidos. 

> Leia mais: as 10 melhores dicas para transformar seu atendimento por mensagens

Como começar a criar uma organização financeira?

No conteúdo você encontrará as principais dicas para criar um planejamento financeiro efetivo, bem como os motivos pelos quais não é adequado utilizar um mesmo fluxo de caixa para controlar as finanças do seu trabalho e suas contas particulares. 

Além disso, você também verá informações sobre como montar uma reserva estratégica e quais são os valores ideais que você tenha guardado de acordo com seu perfil profissional. 

Por fim, disponibilizamos uma planilha gratuita pronta para ser baixada e usada para que você consiga visualizar com mais clareza todos os seus gastos pessoais e profissionais. 

Confira algumas dicas mostradas no arquivo: 

Comece o quanto antes

Após começar a organizar seu orçamento, provavelmente você se perguntará: “Por que eu não comecei antes?”. Então já monte seu planejamento hoje mesmo, estruture seus ganhos e gastos do mês e visualize como está seu fluxo de caixa.

O controle sobre suas finanças te dará mais segurança e tranquilidade sobre quais ações tomar nos próximos meses em relação ao seu trabalho.

Crie um hábito

A gestão financeira não é um trabalho pontual, mas sim uma ação recorrente. Cada profissional se sente mais confortável em fazer o acompanhamento de suas finanças com uma frequência diferente, mas o importante é não perder o controle do seu caixa.

E muito mais!

Escreva um comentário