Mercado Imobiliário

Para que serve uma imobiliária?

Comprar, vender, alugar ou administrar imóveis. São essas, basicamente, as atribuições de uma imobiliária. Mas os processos não são simples. Cada detalhe tem que levar em conta os interesses dos clientes que estão em lados diferentes do balcão. A proprietária da Sonia Imóveis, que está há mais de 25 anos no Mercado, Sonia Ruscher, afirma que o cliente busca tradição e confiabilidade. E precisa sentir que está em boas mãos, independentemente da assessoria que procura.

(Foto: Shutterstock)
As atribuições de uma imobiliária são:  comprar, vender, alugar ou administrar imóveis (Foto: Shutterstock)

Um imóvel que está à venda em uma imobiliária é avaliado e fotografado. O proprietário precisa assinar um termo que autoriza a negociação do bem. As fotos são colocadas em portais imobiliários garantir uma boa divulgação.

“As fotos vão para a intranet da Sonia, para que os corretores da empresa possam oferecer aos seus clientes. São duas unidades em Brasília e uma no Rio de Janeiro”, afirma Sonia. Depois começam as visitas ao imóvel.

“Quando a venda é fechada – o que pode demorar dias ou meses – as fotos são retiradas da internet e a papelada, preparada. A imobiliária tem que dar todo o suporte”. Os honorários da imobiliária giram em torno de 5% do valor total do bem.

O processo é bem parecido quando o que está em questão é o aluguel do imóvel. “O cliente autoriza por escrito que a imobiliária se encarregue das negociações. São feitas a avaliação e as fotos do bem e também o atendimento aos interessados, até que o imóvel seja alugado. A publicação das fotos nas redes sociais ajuda, ressalta Sonia.

E muita gente também procura a imobiliária para que ela faça a administração dos aluguéis. Ou seja, a empresa representa o proprietário e tem que dar conta até de problemas com o condomínio, luz, IPTU ou água enfrentados por quem alugou. Para fazer esse trabalho a imobiliária cobra, em media, 10% do valor do aluguel todo mês.

“São muitas as dúvidas de quem quer vender, comprar, alugar. A imobiliária deve saber de tudo e dar toda a segurança ao cliente, que se torna, desta forma, fidelizado”, detalha Sonia.

2 Comentários

  1. Muito bem explicado o post, gostei bastante
    É muito mais seguro procurar uma imobiliária para alugar ou comprar um imóvel.

Escreva um comentário