Mercado Imobiliário

Poderia um prédio futurístico abrigar uma cidade inteira?

Um prédio que abrigue não só apartamentos, mas também praças, escritórios, shoppings e até ruas. Este é o ambicioso plano da empresa de arquitetura chinesa Sure Architecture, que divulgou o projeto “Endless City”, uma torre de 300 metros, que pretende abrigar “uma cidade dentro de um prédio” e pode ser inaugurada em Londres nos próximos anos. As informações são do site da rede norte-americana CNN.

“Tentamos pensar na construção de uma cidade, ao invés de um prédio”, informou à CNN Kam Fai Tai, diretor global e arquiteto-chefe da Sure.

projeto "Endless City”, uma torre de 300 metros, que pretende abrigar "uma cidade dentro de um prédio” (Imagem: Reprodução da Internet)
Projeto Endless City pretende abrigar uma cidade dentro de um prédio (Imagem: Reprodução da Internet)

A torre, que ganhou o prêmio SuperSkyScrapers de 2014, teria duas grandes “rampas” que funcionariam como ruas, atravessando toda a edificação com lojas, parques, museus e os próprios apartamentos. O desenho do projeto tenta replicar uma estrutura de DNA. Os arquitetos esperam criar também vistas internas atraentes, incluindo uma série de praças com “caráter individual” ao longo da torre.

“Não há limites dentro das torres, você pode andar pelas ruas da mesma forma que andaria em uma cidade”, afirma Alina Valcarce, da Sure, à CNN.

Segundo informações do site, as rampas aumentariam de tamanho perto do topo do edifício, permitindo que a luz natural e a ventilação sejam filtradas para baixo, economizando energia. O prédio também estaria estruturado para coletar e reciclar a água da chuva.

O edifício seria ainda apoiado por seis tubos de aço, que esconderiam a fiação e o encanamento elétrico. Segundo o site, o prédio, caso construído, pode ser tão alto quanto a Shard, torre mais alta de Londres, ou Chrysler Building, em Nova York.

De acordo com as informações da CNN, os arquitetos já procuram local para a proposta. O arquiteto-chefe Tai espera que o projeto incentive projetos verticais que, no futuro, também pensem em uma concepção de cidade dentro de um prédio.

“Endless” é também sobre a continuidade entre o nível da rua e do edifício.

“Hoje em dia, os edifícios têm uma grande distância entre o nível da rua e o espaço dentro do prédio”, afirmou Valcarce ao site americano.

Escreva um comentário