Mercado Imobiliário

Portal integra cartórios e facilita trâmites para a venda de imóveis

Tempo e dinheiro. São essas duas coisas que uma pessoa tem que ter em mente ao comprar ou vender um imóvel, já que a lista de documentos necessários para efetuar essas transações é longa, e custa caro. Mas alguns destes documentos poderão ser consultados com um clique navegando na internet. Os cartórios do País estão se integrando por meio de uma central que promete agilizar a obtenção de documentos e facilitar os processos até então feitos pessoalmente em um cartório de registro de imóveis.

(Foto: Shutterstock)
Transações de compra e venda de imóveis agora poderão ser feitas on-line (Foto: Shutterstock)

Segundo a Arisp (Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo), o sistema será feito de acordo com as normas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e está sendo implantado de acordo com cada legislação estadual. Em São Paulo, a Arisp desenvolve a tecnologia para integrar os cartórios do estado. O portal ( www.registradores.org.br) permite o envio de escrituras e contratos e a retirada de certidões e informações, facilitando os trâmites antes feitos somente presencialmente em um cartório.

(Créditos: ZAP Pro)
(Créditos: ZAP Pro)

Cartório em casa

Com o novo portal, a expectativa é de que a análise de contratos de compra e venda de imóveis caia para cinco dias. Normalmente, ela é feita em até 30 dias. Entre as suas vantagens, está a facilidade na pesquisa e agilidade para liberar recursos em compras que precisam de financiamento.

Para conseguir ter acesso aos serviços, o usuário precisa preencher um cadastro e de um certificado digital.

+ Você sabe de onde o banco tira o dinheiro para financiar um imóvel?

+ Problemas financeiros são evitados com planejamento

Documentos on-line

Hoje há empresas que fazem o intermédio para pessoas físicas e jurídicas que querem obter documentos, mas não tem tempo para se deslocar. Flávio Castaldi, Co-Founder e diretor de operações na empresa cartórios.com, explica que apesar de os cartórios inovarem e começarem a fazer serviços por meio da internet, existem algumas complicações para o cliente. “Algumas empresas não aceitam cartões de crédito e os pagamentos são feitos à vista. Quando a pessoa não está acostumada a tirar documentos ela pode se atrapalhar e precisar de ajuda de algum profissional”, explica.

Já existem empresas que fazem esse levantamento e o cliente recebe os documentos em sua casa. “Há uma gama muito grande de documentos, cerca de 10, para a aquisição de um imóvel. Se a pessoa for casada esse número chega a dobrar. A certidão de casamento, por exemplo, tem de ser original, então é preciso de tempo para juntar toda a papelada”, diz Castaldi.

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

+ Conheça as vantagens da exclusividade imobiliária

+ Você sabe como fazer vídeos para anunciar o imóvel?

+ Saiba o que você precisa para ser um bom corretor de imóveis

Escreva um comentário