Mercado Imobiliário

O ano de 2016 começa com o preço médio do m² de locação em queda

Belo Horizonte
As cidades de Belo Horizonte e Recife passaram a fazer parte do índice FipeZAP de locação (Foto: Shutterstock)

O índice FipeZAP de locação, que calcula o preço médio de locação feito para novos alugueis, mostrou que o ano de 2016 começou com queda de 0,16%, quando comparado a dezembro de 2015.

Segundo pesquisa divulgada, a inflação medida pelo IPCA nos últimos 12 meses atingiu 10,71%. Dessa forma, apresentou queda real de 12,98% no preço médio do metro quadrado de locação.

Nas 11 cidades pesquisadas pelo índice, o preço médio do m² anunciado para locação foi de R$ 30,97 por mês. São Paulo, Rio de Janeiro e Santos foram as únicas cidades que apresentaram queda nominal de preços. E foi registrado com 4,6% em janeiro de 2016, o menor nível de retorno médio anualizado com aluguel.

O índice FipeZAP de locação não mede a variação de contratos vigentes, o cálculo é feito para novos alugueis. Uma medida feita para avaliar se o mercado imobiliário está mais ou menos atrativo em relação a outros investimentos.

Agora, as cidades de Recife e Belo Horizonte passam a fazer parte do índice FipeZap de Preços de Locação, aumentando a cobertura do índice para 11 cidades brasileiras.

preco_medio

variacao_indice

Escreva um comentário