Mercado Imobiliário

Qual será o impacto da correção do FGTS para o mercado imobiliário?

A correção do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) nos níveis da poupança, segundo entidades voltadas à habitação e à construção civil do País, traz um impacto bastante danoso ao mercado imobiliário. Essa é a análise feita por Joaquim Ribeiro, presidente da Fenaci (Federação Nacional dos Corretores de Imóveis).

(Foto: Shutterstock)
A correção do FGTS  afeta diretamente o mercado imobiliário (Foto: Shutterstock)

“Segundo cálculos da própria Caixa Econômica Federal, a equiparação eleva em 37% os juros para aquisição da casa própria. Programas dentro do sistema de financiamentos sociais, como o ‘Minha Casa Minha Vida’ serão enormemente afetados”, sinaliza Ribeiro.

O presidente da Fenaci considera a medida um contrassenso, já que a correção do FGTS deveria remunerar melhor os depósitos nas contas dos trabalhadores. “No entanto, a medida impedirá o acesso à casa própria para milhões deles. Isso quer dizer que as classes mais humildes novamente serão penalizadas. Em um país que tem déficit habitacional em torno de 6 milhões de moradias, essa medida terá um efeito muito ruim”, conclui Ribeiro.

Escreva um comentário