Mercado Imobiliário

Quanto custam os imóveis disponíveis de São Paulo por bairro

Pesquisa divulgada pela consultoria de lançamentos imobiliários Lopes, revelou o preço mediano do metro quadrado dos imóveis que não foram vendidos e passaram a compor o estoque de construtoras nos bairros mais valorizados da cidade de São Paulo.

cidade

De acordo com o levantamento, realizado pela equipe de inteligência da Lopes, o preço mediano dos imóveis disponíveis na cidade é de 8.320 reais.

A mediana indica o valor central de uma amostra de dados. Em uma amostra composta pelos números 13, 14, 15, 16 e 17, por exemplo, a mediana seria o número 15. Esse tipo de métrica é usada para que valores muito altos ou muito baixos não distorçam a informação sobre o valor mais frequentemente praticado.

Já a média aritmética, que não foi usada neste estudo, faz a soma dos valores da amostra e divide pelo número de fatores. Apesar de ser mais popular, alguns estudos dão preferência a outras medidas porque a média pode não ser tão representativa.

A zona oeste da cidade registrou o maior preço mediano de metro quadrado, de 10.630 reais e a zona leste o menor, de 6.850 reais.

Por bairros, as maiores medianas do ranking foram encontradas na zona sul, nos bairros Itaim Bibi (21.07 reais), Jardim Europa (21 mil reais), Jardim Paulista (18.490 reais), Moema (17.100 reais) e Vila Nova Conceição (16.700 reais).

A mediana dos preços por zona (oeste, sul etc.) foram calculadas considerando não só os bairros mais valorizados, como outros menos valorizados, cujos preços não foram divulgados em detalhe porque a pesquisa visou destacar os bairros mais caros.

Por esse motivo, mesmo que os bairros da zona sul individualmente tenham as maiores medianas da lista, essa não foi a zona com maior mediana porque outros bairros menos valorizados da região puxaram a mediana para baixo.

O estudo considerou os apartamentos lançados a partir de maio de 2011 que não foram comercializados até abril de 2014.

Escreva um comentário