Mercado Imobiliário

Entenda como funciona o reajuste de aluguel e saiba falar com o cliente sobre isso

Todo contrato de locação precisa ter um indicador de atualização. Segundo Fábio Lopes Soares, professor de Direito e Relações de Consumo da FGV, normalmente o índice usado é o IGP-M. Ele foi criado em 1947 e é um índice nacional que engloba preços praticados em vários setores da economia, com a média de três índices: IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e INCC (Índice Nacional de Custo da Construção).

Quando se aluga um imóvel, o locador tem direito de atualizar anualmente o valor (Foto: Shutterstock)
O locador tem direito de atualizar anualmente o valor do aluguel (Foto: Shutterstock)

“Neste ano, o IGPM está sendo bastante influenciado pelo custo da construção civil e pelo comércio varejista e isso terá impacto na época de atualização dos contratos, já que esses índices estão tendo alta representativa. Vale destacar que o IGPM é uma média de indicadores”, avisa Soares. Ele explica que o repasse desses indicadores na inflação é complexo e tem sido bastante significativo e isso pode ser visto no índice do aluguel.

Quando se aluga um imóvel, o locador tem direito de atualizar anualmente o valor e isso é feito pelo IGPM, que é o indicador mais usado. Mas não é só a inflação que é levada em consideração. São vários fatores e o INCC, por exemplo, está puxando mais a alta do IGPM do que o próprio IPC. O fato é que o aumento de preços já vem ocorrendo há algum tempo e só agora chegou ao contrato de aluguel.

“Com esses indicadores em alta, a tendência é que o IGPM tenha uma alta maior que o normal e isso estimula para que haja mais negociação entre as partes”, conclui.

3 Comentários

    • Olá, tudo bom? O locador tem direito de atualizar anualmente. Continue acompanhando as novidades aqui na revista! =)

  1. Olá, Leo! Tudo bom? O ZAP não atua como intermediário ou participante entre o usuário e o anunciante.
    Para mais informações sobre a negociação, o contato deve ser realizado diretamente com o anunciante, por telefone ou mensagem. Esses meios de contato ficam disponíveis à direita da página, na área “Contatar o Anunciante”. Qualquer dúvida, estamos por aqui! 😉

Escreva um comentário