Mercado Imobiliário

Redes sociais para corretores: aprenda a usar o Facebook e melhore suas vendas

facebook

Claro que você deve conhecer o Facebook…Caso não conheça, cuidado, você já está em desvantagem!

Mas não se preocupe, iremos mostrar o passo-a-passo: “o que é”, “para que serve”, “qual é a diferença”, “como fazer” e “o que fazer”. Como o nosso objetivo é “nivelar o conhecimento” aos que já sabem sobre a ferramenta, sugerimos que busquem pelos tópicos de seu interesse.

Mas afinal, o que é Facebook?

O Facebook é um site no qual as pessoas se conectam com seus amigos para conversar, compartilhar fotos, informações e outros tipos de conteúdo. Em outras palavras, é uma plataforma de relacionamento.

Para que serve?

Como dissemos anteriormente, o Facebook serve basicamente para manter e criar relacionamentos entre as pessoas e aproximar as empresas do dia-a-dia de seus clientes.

Qual é a diferença entre o Facebook e outras redes sociais?

Existem diversas diferenças em relação à ferramenta, mas o que precisamos ressaltar é o tamanho desta rede social e o quão presente ela está em nossas vidas e dos seus clientes. Com cerca de 1,2 bilhões de pessoas no mundo, o Facebook é a rede social mais popular, ou seja, grande parte das pessoas que possuem acesso à internet está nele e o acessam praticamente todos os dias.

Além de ser uma das únicas redes sociais que oferecem diversos modelos de divulgação (propagandas) dentro do site, para que você possa divulgar seu trabalho, o Facebook também se difere por mesclar diversos recursos como textos, fotos, vídeos e links. Por ser bem completa, você poderá captar mais clientes.

Como fazer um Facebook?

Antes de tudo, você precisa entender que existe duas opções de cadastro dentro Facebook. Se você quiser divulgar sua vida pessoal e se relacionar com amigos, é preciso se cadastrar como Perfil. Para isso, basta acessar: www.facebook.com preencher os campos e seguir as instruções no site. Pronto! Sua conta pessoal já está criada.

Importante: Ao criar um perfil no Facebook você não pode sair adicionando desconhecidos. Isso irá bloquear a sua conta, adicione apenas conhecidos que você acredite que irão te “aceitar” como amigo.

Para assuntos comerciais recomenda-se a criação de uma Página, chamada de Fan Page. Então, se você, corretor, trabalha ou não em uma imobiliária e quer divulgar ofertas para seus clientes ou apenas estreitar relacionamento com eles, é preciso seguir o seguintes passos (o processo é bem simples e intuitivo, não precisa se preocupar):

  • Acesse: www.facebook.com e faça o login em sua conta (da mesma maneira que faz para acessar seu perfil).
  • Ao lado direito superior, clique na seta ao lado do “cadeado” e selecione a opção “Criar Página” (como mostra a imagem).
  • Nesta etapa você escolhe a “categoria” de sua página. Sugerimos que você opte por Empresa ou Negócios locais e preencha o formulário com o nome da página e outras informações necessárias.
  • Continue preenchendo as informações (quanto mais completo, maior a chance das pessoas acharem a sua página). A quarta etapa, que se refere ao pagamento, você poderá clicar em “Pular”. Mídias sociais apesar da maioria serem gratuitas, exigirá investimento a médio e longo prazo, caso você queira ampliar o alcance de suas publicações e conquistar novos “fãs” (pessoas que curtem e acompanham sua página).
  • Ao completar sua página, você terá este painel de gerenciamento, divulgue (convide amigos para curtir a página) e alimente a mesma. Desta maneira, seu painel de gerenciamento começará a mostrar informações sobre o seu tipo de público (ex: sexo, idade, região de quem está interessado no seu trabalho) e desenvolvimento de sua página (ex: quantidade de compartilhamentos).
  • Quando você começar a publicar e ter fãs, você começará a ver as informações da página, como alcance e ao clicar em “Confira as informações da Página”, você verá mais informações detalhadas. Vamos te mostrar o que está acontecendo em nossa página neste momento, será o nosso segredo, não conte a ninguém!
  •  Brincadeiras a parte, nossa Fan Page no Facebook, com pouco tempo no ar, está sendo um sucesso! Gostaríamos de agradecer a presença e a interação de vocês. Muito Obrigado! (Se ainda não curtiu, dê uma passadinha por lá clicando aqui).
  • Sugerimos que veja todos os links, clique nos botões e conheça os recursos, pois o Facebook está em constante atualização, esta incrível ferramenta poderá alavancar suas vendas!

Já tenho perfil, fan page (página), preenchi todas as informações. E agora, o que postar?

Como dissemos ao longo do guia, o perfil deve ser algo “pessoal” e a Fan Page para fins comerciais, mas em seu caso as vendas estão totalmente ligadas à sua pessoa!

Seguem algumas dicas e estratégias que irão te ajudar:

Convide seus amigos para curtir a sua página! Acesse a página utilizando o seu perfil, assim aparecerá esta opção, convide todos!

Escreva/publique em sua Fan Page conteúdo voltado ao seu ramo (imóveis) e compartilhe no seu Perfil pessoal. Por que? No começo você irá precisar de fãs no Facebook e compartilhando em seu perfil, mais amigos vão ver o conteúdo e mais conhecida a sua página ficará.

Cuidado: Não seja “chato” no Facebook, caso você só fale de ofertas e compartilhe diversas vezes a mesma informação, poderá incomodar seus amigos e fãs, que deixarão você “falando sozinho” sendo ignorado/bloqueado por eles. Lembre-se, você deve se comportar como um consultor imobiliário, passando informações sobre o mercado imobiliário, investimentos e tudo voltado a imóveis. Compartilhe conteúdos que te valorize profissionalmente. Para não prejudicar sua carreira, atenção com fotos, comentários e conteúdos pessoais que possam te comprometer.

Nem todos os fãs irão ver as suas publicações.

Diariamente, milhares de posts aparecem para as pessoas de outras empresas e amigos. Para evitar que tenha muita informação repetida e facilitar a leitura dos usuários, o Facebook fez alguns algoritmos (mecanismos que filtram os posts) para que a pessoa receba apenas assuntos relevantes. Exemplo: Os posts mais curtidos pelos seus amigos terão mais chances de aparecer, pois o Facebook acredita que esta seja relevante para eles.

Quanto mais fãs, melhor?

Depende. Só valerá a pena se a maioria tiver realmente interesse na sua página, compartilhando ou curtindo os seus posts. Para você entender melhor como funciona a “regra”, digamos que você atraia pessoas que não interajam com sua página (não curtem, compartilham, etc..), estas pessoas poderão receber as publicações no lugar de outras que mais se envolvem com a página. Lembre-se, nem todos os fãs verão as suas publicações, busque apenas pessoas que tenham interesse em imóveis e no mercado imobiliário em geral, maior a chance de seu conteúdo ser compartilhado!

Importante: Ao criar Ads (anúncios) segmente o público ao máximo. Poderá demorar um pouco para conseguir uma quantidade expressiva de fãs e o CPL (Custo Por Like/Fã) poderá ter um custo um pouco maior, mas os que curtirem, estarão realmente interessados.

Quantas vezes por dia eu preciso postar?

Não há uma regra, depende de seu conteúdo, mas inicialmente recomenda-se em média de 1 a 3 posts por dia (independente do formato).

O que vale mais? Curtir, Comentar ou Compartilhar?

O compartilhar é o que agrega mais valor, pois podemos compará-lo com a propaganda boca-a-boca. A pessoa viu e contou para outras pessoas, ela quer divulgar aquela informação.

O comentar é o segundo mais importante, pois ela está expondo a opinião dela e outros amigos poderão ver e gerar diálogo em sua publicação.

O curtir é o que tem menor valor entre os três, pois é o mais comum. Podemos representa-lo da seguinte forma “gostei da informação, mas não será tão relevante para os meus amigos verem”.

Dica: Seus posts devem “gerar interação”, instigue a comunicação, pergunte a opinião dos amigos/fãs e publique informações interessantes para eles. Crie possíveis conversas, isso deixará seus posts mais interessantes!

No início sabemos que é difícil criar seu próprio conteúdo, pois não se sabe muito bem o que postar. Sugerimos que comece compartilhando conteúdo de outras páginas em sua Fan Page, o ZAP possui muitas dicas de decoração nas quais o público feminino adora; já o ZAP Pro publica informações sobre o próprio mercado imobiliário e o próprio Facebook do ZAP Pro também possui assuntos interessantes para os profissionais da área. Acesse estas páginas, procure posts que você ache relevante para seus amigos e compartilhe! (Lembre-se de compartilhar como Fan Page e não como Perfil).

ImportanteProcure sempre adicionar um link com mais informações no seu post, muitas pessoas gostam de se aprofundar e ter mais detalhes.

É melhor postar fotos ou links?

Ao adicionar fotos, você ganha mais visibilidade e alcance na publicação. Compartilhando links, você provavelmente terá mais cliques (acessos), mas menos pessoas irão vê-los. Ambos são importantes, o ideal é intercalar e testar todos os formatos disponíveis.

Qual é a melhor estratégia?

Não há estratégia perfeita. A melhor estratégia é aquela que envolve os seus clientes e passa a credibilidade necessária para você fechar novos negócios.

Escreva um comentário