Mercado Imobiliário

Redes sociais para corretores: Devo criar um Twitter?

twitter

SIM, você deve estar presente no Twitter! Por quê? O Twitter vem crescendo de uma forma acelerada e é uma plataforma com um conceito diferenciado. Esta é a segunda rede social mais importante, no momento (pela frequência de utilização). São mais de 200 milhões de pessoas conectadas no mundo todo, o que pode te dar mais visibilidade no mercado.

 

Primeiramente, o que é o Twitter?
O Twitter é uma rede social na qual se destacou por ser um microblog, nele você pode escrever até 140 caracteres e há pouco tempo ele está aceitando postagens com fotos.

Você pode usar o Twitter para se manter atualizado, como profissional, acompanhando informações do mercado, por exemplo, e/ou divulgando as informações sobre suas ofertas e dando dicas úteis para os possíveis clientes, que ali estão.

Primeiro passo: Criação de uma conta.
Assim como as demais mídias sociais, o cadastro é simples. Basta acessar www.twitter.com, preencher o cadastro com um e-mail válido e está pronto.

O que você precisa saber?

@ (Arroba) – Usado para mencionar algum usuário (marcar algum usuário em seu comentário). Basta colocar o “@” antes do nome do usuário da pessoa, que deseja compartilhar aquela informação. Exemplo: “@João” ou “@corretordestaq”

# Hashtag  Usada para agrupar assuntos, exemplo: #Corretores ou #MercadoImobiliário, estes vão virar “links” que, ao serem clicados, farão uma rápida busca por assuntos que contenham as mesmas hashtags. Ou seja, se você clicar nestes links, será direcionado a um resultado de busca sobre esse tema e, assim, poderá descobrir tudo que estão falando no momento.

Para falar com uma pessoa ou empresa, você tem duas possibilidades: marcar com o item “@” + nome do usuário, exemplo: @usuario e, em seguida, escrever a mensagem desejada. Outra forma seria enviar uma DM (mensagem direta), uma forma de “inbox”, como no Facebook.

Como interagir?

Ao ver as postagens feitas por outros, você pode realizar 3 ações: Retweetar (RT), Responder ou Curtir a mensagem.
Cada uma destas ações tem funcionalidades bem distintas:

  • Retweet – funciona como um “compartilhar”, você repassa a mensagem para seus seguidores.
  • Responder – como o próprio nome diz, você responde uma mensagem para o usuário que postou a informação, podendo também mencionar outras pessoas, utilizando o sistema de “@”.
  • Curtir (antigamente chamado de Favoritar) tem dois objetivos, primeiramente, demonstrar que você gostou da postagem ou marcar a mensagem para ler depois.

Como utilizar o Twitter?
Ele pode ser usado tanto como uma forma de atualização, já que em poucos segundos você terá acesso às informações necessárias para seguir o seu dia-a-dia, quanto divulgar links de suas ofertas, informações do mercado imobiliário ou outro tipo de conteúdo que agrade seus seguidores.

Qual estratégia devo seguir?
Não há apenas uma estratégia de conteúdo, mas você precisa entender o diferencial do Twitter, em relação às outras mídias sociais. Hoje, é possível fazer quase as mesmas coisas no Twitter e no Facebook, como curtir, compartilhar, visualizar fotos.

Porém, a principal diferença do “microblog” é estar mais ligado aos assuntos do cotidiano, como notícias e programas, tudo que passa nos meios de comunicação, principalmente na TV. Não que o Facebook também não tenha estes tipos de posts, porém com menos intensidade, se comparado ao Twitter.

Para você, corretor, ele será útil, por exemplo, para comentar sobre a variação de preço dos imóveis de uma determinada região. Você pode dar sua opinião e aproveitar para divulgar suas ofertas.

Importante: : Você deve ir em busca de assuntos relacionados por meio de hashtags e expor suas ideias, assuntos ou links relevantes aos temas. Fique atento aos programas que estão passando na TV, os assuntos ficam em evidência e são comentados em tempo real.

SAC 2.0

O SAC 2.0 é um termo que você vai escutar por aí, seja em uma palestra ou em conversas relacionadas ao meio digital. Este é o nome que se dá ao atendimento ao cliente de forma digital. Existe o tradicional SAC feito via telefone, chat ou e-mail. Agora, este atendimento também passa a acontecer nas redes sociais. Assim, você poderá responder dúvidas, sugestões e reclamações por meio de Facebook, Twitter ou qualquer plataforma digital. A vantagem do SAC 2.0 é tentar simplificar e agilizar o atendimento.

Dicas rápidas:

  • Crie um conteúdo próprio, criativo e resumido.
  • Procure usar por volta de 120 caracteres, o restante servirá para as pessoas terem mais espaço para comentarem ou responderem o seu Tweet (mensagem).
  • Recomenda-se a seguinte estrutura: Mensagem + Link + Hashtag. Exemplo: “Veja o Guia Completo de como usar o Facebook para aumentar as suas vendas! 
  • Evite usar hashtags demasiadamente, pois isso dificulta e cansa a leitura. Encontre as que mais representam a sua mensagem.
  • Aposte na frequência, escreva ou agende suas mensagem em torno de duas em duas horas, faça os tweets e adicione links para sites que possam acrescentar valor aos seus clientes e que tenham relação com a mensagem.
  • Use esta ferramenta para prestar atendimento, tirando dúvidas de possíveis clientes.
  • Aposte em dicas para financiamento, investimento, ofertas e mostre que sempre está presente ali, interagindo e, se possível, de forma bem humorada.

Escreva um comentário