Mercado Imobiliário

Compra de imóvel: saiba como deixar o cliente bem informado

Ao pensar na compra de imóvel, os clientes sempre estarão rodeados de muitas dúvidas. Isso acontece pois, geralmente, as pessoas adquirem uma casa uma ou duas vezes durante toda a sua vida. Vale lembrar que este tipo de negócio se modifica a todo momento, por isso, os questionamentos podem ser muitos.

 

Alguns interessados se privam de tirar as dúvidas, portanto, é responsabilidade nossa como profissional imobiliário adiantar todas essas questões e proporcionar uma melhor experiência para cada potencial cliente.

 

Conheça algumas dúvidas da compra de imóvel

 

Conheça o seu cliente – antes de qualquer coisa, é imprescindível entender quais são as necessidades reais da pessoa que está interessada em um de nossos imóveis. Além disso, proporcionar um atendimento personalizado para cada família, estudante, profissional ou casal é essencial. Por isso, devemos buscar conhecer:

 

  • Tipo de imóvel;
  • Região de interesse;
  • Motivo pelo qual busca uma nova casa;
  • O que gostaria que tivesse ao redor do novo lar;
  • Entre outros.

 

Para facilitar ainda mais o nosso trabalho, uma ideia é produzir um questionário para que o cliente informe os itens essenciais para a nova casa, o que lhe agrada e o que gostariam de evitar.

 

Responda as questões antes de ser questionado – adiantar algumas questões que os clientes possam estar com vergonha de falar pode ser uma ótima maneira de demonstrar o nosso profissionalismo e a boa intenção com a negociação que está em nossas mãos naquele momento.

 

É válido lembrar também que um comprador bem instruído pode tomar as decisões mais rapidamente.

 

A parte financeira também importa (E MUITO) – apesar de ser um assunto mais delicado, falar sobre a parte financeira e todas as transações que envolvem esse tipo de aquisição é muito importante, principalmente para alinhar as expectativas entre ambas as partes.

 

Precisamos nos certificar de que eles estão cientes sobre financiamento, crédito imobiliário, uso de FGTS para a compra da residência, entre outros aspectos financeiros que envolvem a aquisição de uma compra de imóvel.

 

Conhecer o bairro é indispensável – principalmente aqueles que nunca moraram na região em que o imóvel está localizado, entender qual o “clima” do bairro é “ponto-chave” para fechar ou não uma transação imobiliária. Por isso, é preciso conhecer qual o histórico de segurança do bairro, quais os horários mais movimentados e as facilidades que cercam o imóvel:

 

  • Mercado;
  • Farmácia;
  • Hospital;
  • Escola;
  • Parques;
  • Etc.

 

Saber lidar e responder as opiniões externas – principalmente quem vai comprar uma casa pela primeira vez, costuma pedir conselhos para os mais próximos, como pais, parentes e amigos. Por isso, as possibilidades de enfrentarmos uma série de questionamentos são inúmeras.

 

Por outro lado, vale lembrar que essas pessoas são de confiança para o nosso cliente, sendo assim, não devemos ignorá-los, mas sim abraçá-los, assumindo a liderança da conversa e usar tudo o que falarem ao nosso favor.

 

Essas são apenas algumas dicas de como transmitir confiança aos clientes e deixá-los bem informado. Para continuar conhecendo dicas como esta, acompanhe o nosso blog sempre que puder!

 

E você, o que faz para transmitir credibilidade aos clientes e deixá-los bem informados? Conte para nós nos comentários.

 

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

+ [eBook gratuito] Conheça 40 dicas para obter sucesso em sua imobiliária

+ Conheça o que é um broker no 2º episódio da série “Voz do Corretor”

+ Saiba como gerir um blog de imóveis

Escreva um comentário