Mercado Imobiliário

Saiba como prospectar clientes de forma inusitada

Esqueça o e-mail marketing, as ligações em telefones particulares e aquele convite impresso em gráfica, mandado por correio para uma lista enorme de pessoas para a inauguração de um empreendimento. Quem está no mercado e almeja conquistar novos clientes, ou ainda manter aqueles que já são, tem de inovar.

Nesse contexto, fazer publicações de caráter informativo nas redes sociais tornou-se estratégia indispensável para alguns. A corretora autônoma Elaine Marselhas costuma subir em sua linha do tempo do Facebook notícias e dicas sobre o mercado imobiliário. E já vendeu alguns imóveis para amigos e conhecidos por causa da ferramenta on-line de relacionamento. “Todos sabem que sou corretora, daí quando surge alguma dúvida sobre imóvel, financiamento, quando querem comprar ou vender, lembram de mim, me indicam(…) fechei vários negócios por causa disso”, conta a profissional.

+ Confira as 10 matérias mais lidas pelos corretores de imóveis

+ 5 dicas para você abordar seu cliente e vender mais

Não dá para negar: as redes sociais tornaram-se parceiras dos corretores de imóveis. Os profissionais passaram também a se reunir virtualmente em grupos de mesmo interesse. Nesses grupos, eles trocam experiências com outros colegas, buscam e indicam clientes e fazem parcerias. Na cidade de São Paulo, por exemplo, existem comunidades de corretores até por regiões e bairros. Quem se interessa por um imóvel na zona norte da cidade, por exemplo, consegue entrar em contato com profissionais que atuam nessa área. Nessa situação, é o cliente que procura o corretor.

prospectar cliente
As redes sociais se tornaram aliados dos corretores de imóveis (Foto: Shutterstock)

Outra ferramenta de prospecção eficiente é o WhattsApp. O arquiteto e corretor de imóveis Gabriel Negrão passa o dia em contato com outros colegas em grupos da ferramenta de mensagens instantânea. “Já aconteceu de um deles ter um cliente interessado em um imóvel que eu tinha. Acabei por ‘herdar’ esse cliente por causa do perfil de moradia que ele queria. Essa ‘troca’ é feita pelo WhattsApp e na hora passo os detalhes todos para a pessoa interessada na casa ou apartamento”, conta.

+ Saiba o que você precisa para ser um bom corretor de imóveis

+ Corretor, saiba como transformar leads em vendas

Já na rua, basta dar uma volta pela cidade para ver que muitas construtoras também têm boas ideias quando o assunto é atrair o público de forma inusitada e criativa. Quem visita o empreendimento das empresas ganha alguns “agradinhos” como massagens e descontos em lojas de serviços. Em outras situações, as construtoras lotam os terrenos com os chamados “foodtrucks”, e oferecem o almoço ou jantar de cortesia ao possível futuro proprietário. Já com o negócio fechado, outras entregam objetos e móveis de design assinados por artistas renomados. “O movimento atual é vender uma experiência, e não apenas o imóvel em si. A ideia é emocionar de alguma forma”, resume Negrão.

A corretora de imóveis Monique Tonini, do Casas Bacanas, investe em uma estratégia personalizada, focada no pós-venda. Depois de uma análise de mercado, viu que algumas ações mais específicas poderiam cativar o cliente de forma mais eficaz. Começou a mandar pequenos presentes, como cartões escritos a mão pelo próprio corretor que atendeu o cliente, e doces finos aos que compraram ou alugaram casas e apartamentos. “A estratégia tem de ter significado. Não pode ser à toa. Eu digo que o pós-venda da primeira venda é o pré-venda da segunda venda. Além disso, vai ter sempre um amigo ou parente precisando de um corretor e eu tenho certeza que o cliente vai lembrar de mim e me indicar”, afirma ela, emendando que os feedbacks foram todos positivos até agora, com o cliente agradecendo a gentileza. Para o futuro, a ideia é fechar parcerias com empresas como restaurantes, spas e outros serviços em geral. “Já estamos estruturando um projeto para o ano que vem, nessa mesma linha. Queremos marcar a vida do cliente, mas de uma maneira bacana e agradável”, completa.

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades

+ Assista todos os vídeos

+ Aprenda a fotografar imóveis com seu smartphone

+ Veja dicas de como não errar na fotografia imobiliária

+ Veja 5 dicas para você vender mais

Escreva um comentário