Mercado Imobiliário

Pessimismo com mercado imobiliário diminui, diz Raio-X FipeZAP

O mercado imobiliário brasileiro apresentou no 2º trimestre de 2016 um movimento de melhora de expectativas aos que pretendem adquirir um imóvel, segundo relatório Raio-X FipeZAP.

Entre o primeiro e o segundo trimestre de 2016, o percentual de compradores em potencial (entrevistados com pretensão de adquirir imóveis nos próximos três meses) que classificava os preços atuais como “altos ou muito altos” recuou de 73% para 70% dos respondentes. Já entre aqueles que compraram imóveis recentemente, pouco mais da metade (53%) qualificavam os preços como “altos ou muito altos”, o que representa uma queda de quatro pontos percentuais frente aos 57% registrados no primeiro trimestre de 2016.

+ Saiba como orientar seus clientes com as ferramentas do ZAP

+ Veja 4 dicas para o contrato de locação

As expectativas sobre a evolução de preços dos imóveis estão menos negativas: trata-se do terceiro trimestre consecutivo com redução no percentual dos respondentes que projetam queda de preços nos 12 meses seguintes. Especificamente, os entrevistados que pretendem comprar imóveis se mostraram divididos: 51% acreditam em redução (real) dos preços, ao passo que 49% têm expectativa de que os preços devem ao menos acompanhar a inflação.

fipeZAP, corretor de imóveis
Segundo pesquisa, descontos atingiram o maior patamar da série histórica (Foto: Shutterstock)

A despeito da melhora nas expectativas, os dados relacionados ao momento presente do mercado imobiliário destacam um cenário ainda fraco. Esse é o caso, por exemplo, do percentual médio de descontos nos últimos 12 meses, que atingiu o maior patamar da série histórica: 9,4% no segundo trimestre de 2016. Já o porcentual de investidores no mercado atingiu 40% dos compradores – o menor percentual já registrado em toda série histórica. Esses e outros resultados da pesquisa são detalhados na sequência.

intencao_de_compra copy

 

tipodeimovel copy

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

+ Confira 25 dicas sobre a carreira de corretor de imóveis

+ Veja 5 dicas para você vender mais

+ Você sabe como fazer vídeos para anunciar o imóvel?

Escreva um comentário