Mercado Imobiliário

Veja como evitar gastos extras e economizar mais

Especialista: Finanças

No final do mês, com as contas chegando, é que damos atenção para aquele dinheiro que some, sem ao menos percebemos. É comum nos perguntarmos para onde foi o meu dinheiro? Essa questão pode ser facilmente respondida pelos gastos mensais não elencados ou até mesmo supérfluos, que não colocamos no planejamento.

gastos-extra-zap-pro

Para o profissional liberal, como os corretores, esse controle é ainda mais importante, principalmente, porque um mês pode ser diferente do outro. É preciso saber qual o exato destino do orçamento para lidar com os imprevistos.

Aquele cafezinho no trabalho todos os dias ou o cabeleireiro ajuda muito a comprometer e até a provocar verdadeiros estragos em nosso planejamento financeiro. Quando contabilizadas, essas despesas acabam somando valores expressivos durante o ano. Na compra de um carro, por exemplo, é muito comum as pessoas fazerem contas com base apenas nas parcelas e no seguro, e se esquecerem dos impostos, combustível, entre outros.

Para evitar o susto no final do mês, é importante listar todas as despesas, sim, até do lanchinho da tarde. Fazer anotações semanalmente é uma boa alternativa que permite a mensuração do que poderia ter sido poupado e do que será corrigido nos próximos meses.

Evitar gastos supérfluos pode ser o ponto principal para a conquista de um sonho ou para não se endividar. Para lidar melhor com situações inesperadas, é essencial que os corretores fiquem atentos, mantenham os gastos controlados e não exagerem em despesas extras.

Escreva um comentário