Mercado Imobiliário

Corretor, entenda quais são as vantagens de morar perto do metrô

Morar perto do metrô tem muitas vantagens. Além da maior facilidade de acesso, a proximidade com o transporte público ainda ajuda a valorizar o imóvel e geralmente significa estar perto também de lojas, centros comerciais e vias de maior movimento.

Mesmo para quem usa o carro com frequência, estar próximo ao metrô ajuda quando não se quer dirigir, ou se for necessário ir a algum lugar onde o estacionamento é difícil ou caro. Além disso, usar o transporte sobre trilhos vira uma alternativa em dias de trânsito caótico.

metro
Morar perto do metrô ajuda a valorizar o imóvel (Foto: Shutterstock)

“Outra vantagem é a economia de dinheiro, já que não se gasta com combustível nem expõe o carro a riscos”, explica o corretor de imóveis Felipe Andrada. “Há até quem venda o carro e use apenas o metrô”, completa ele. “Tive uma cliente que ia trabalhar de carro todos os dias e após mudar para um apartamento na região da Vila Mariana, trocou o carro pelo metrô e acabou vendendo o veículo por falta de uso”, diz.

Foi o que fez o publicitário Douglas Picchetti, que trocou o Tatuapé, zona leste de São Paulo, também pela Vila Mariana, na zona sul da capital, próximo ao seu trabalho. “Perdia horas por dia no trânsito e hoje vou trabalhar a pé. Quando preciso, uso o metrô para ir à casa de amigos e passear”, conta Picchetti, que também vendeu seu carro após alguns meses no bairro novo.

O metrô, no entanto, só vai facilitar mesmo o dia a dia de trabalho e estudos se os destinos também são servidos pela malha ferroviária. Mesmo assim, o transporte público agiliza outros momentos de lazer e compromissos não necessariamente ligados à rotina diária.

+ Conheça a história do corretor de imóveis

+ Veja o que você precisa saber para vender um imóvel

Mesmo quem não costuma usar o metrô e optou por morar longe de uma estação pode se arrepender da distância do transporte. O aposentado Antônio Lopes estava na dúvida entre morar na Vila Prudente, na zona leste, ou em um apartamento próximo do metrô da Aclimação, na região central, ambos com valores semelhantes. “Acabei optando por morar em um lugar maior, mas hoje sei que viveria bem com menos espaço, mas mais perto do metrô”, afirma.

Além disso, o acesso fácil ajuda a receber visitas em casa, e ainda faz com que as pessoas fiquem mais próximas da cidade, ao invés de circular apenas de carro o tempo todo. “Andar de carro pode se extremamente cômodo e prático, mas com o tempo, a gente acaba não andando na rua ou vendo pessoas diferentes”, defende Andrada. Segundo ele, essas características mais lúdicas relacionadas à proximidade do transporte podem se tornar fortes argumentos de venda ou locação de um imóvel.

+ Veja o que você precisa saber para vender um imóvel

+ Confira 25 dicas sobre a carreira de corretor de imóveis

+ Gostou das dicas? Aproveite e deixe seu comentário!

+ Faça seu cadastro no ZAP Pro e receba as novidades!

+ Assista todos os vídeos

+ Conheça o guia completo para se tornar o melhor corretor de imóveis

Escreva um comentário