Mercado Imobiliário

Venda e locação de imóveis usados têm queda reduzida na cidade de SP

O Conselho Regional dos Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo (Creci-SP) divulgou nesta quarta-feira, 30, o levantamento de vendas e locação de imóveis usados. De acordo com as 341 imobiliárias da cidade de São Paulo consultadas, as vendas caíram 3,02% em abril. Já a locação de casas e apartamentos praticamente ficou estável, com redução de 0,2% em comparação com março.

Preços do m² dos imóveis usados vendidos em abril subiram 1,87% (Foto: Shutterstock)
Preços do m² dos imóveis usados vendidos em abril subiram 1,87% (Foto: Shutterstock)

A comparação direta dos resultados de vendas e locação de abril com março indica mais claramente o que pode ser um início de reversão de tendência. Em março as vendas haviam caído 17,02%, ou 14 pontos percentuais a mais que em abril, enquanto que a locação recuara 18,84%, ou 18,64 pontos percentuais mais que em abril.

“Pode ser um indício de mudança no comportamento do mercado, mas será preciso esperar os resultados das próximas pesquisas para termos uma definição mais clara”, afirma José Augusto Viana Neto, presidente do Creci.

Os preços do metro quadrado dos imóveis usados vendidos em abril subiram em média 1,87% em relação a março. Nos últimos 12 meses, de maio de 2013 a abril último, o aumento acumulado é de 18,15%, mais de 12 pontos percentuais acima da inflação de 6,28% medida pelo IPCA do IBGE. Os alugueis em abril baixaram 0,19% em média na comparação com março, e o aumento acumulado nos mesmos 12 meses é de 7,86%, pouco mais de 1 ponto percentual acima do IPCA.

Escreva um comentário